segunda-feira, 28 de setembro de 2015

«POEMA» 'EM HOMENAGEM AOS REFUGIADOS SÍRIOS' - SULEIMANE ALFA BÁ




Lembro-me

Lembro-me das noites de menos cortesias

Das lagrimas infinitas que caíram naquela madrugada longa enxurrada de angustia
Lembro-me, dos homens, mulheres e crianças que ali estavam a procura de um asilo.   
Com fome, sede, mas com esperança de chegar ao destino.

Destino esse que hoje os “senhores” já não sabem mais o sentido da palavra
“solidariedade”!

Mas que outrora fizeram o mesmo percurso a procura de estabilidade, riqueza e
fortuna.

Lembro-me, do navio negreiro cheio de escravizados com destino a terra dos “civilizados”!
Que ontem se diziam ser defensores dos “direitos humanos”.

Lembro-me do sofrimento e das lágrimas que fluía nos olhos das mães e dos gritos das crianças que apenas pediam ajuda.

Mas que só receberam Injuria!

Pois, para a maioria dos “senhores” a nós só se deve a “ pervertibilidade”  ou seja “tolerância “!

Quando devia ser a “ perfectibilidade” ou “ hospitalidade”.

Lembro-me das crianças que lutaram sem forças contra as aguas do oceano!

Dos pais e mães que deixaram órfãos sem abrigo!

Lembro-me de um adeus.

Adeus de quem só almejava encontrar a paz e estabilidade

Para conviver na alegria, harmonia e felicidade.

Suleimane Alfa Bá, estudante de ciências humanas pela Universidade de Integração Internacional da lusofonia Afro-Brasileira-UNILAB e bolsista de iniciação científica PIBIC/UNILAB.

suleimaneba@yahoo.com.br


São Francisco do Conde, 27 de setembro de 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário