quinta-feira, 29 de outubro de 2015

«CRÓNICAS DE BISSAU» 'BISSAU, CIDADE LUTADORA', A. VERA CRUZ


Bissau, cidade lutadora
Bissau, uma cidade que canta e encanta os seus visitantes e os seus devotos residentes. Uma cidade de parca beleza, mas com muitas vidas partilhadas e teimosamente dividida em frações. Bissau humilde e pacata. Cidade lutadora. Luta! Luta por tudo e por nada, contra tudo, contra nada e contra si própria. Bissau luta com as duas mãos, com a esquerda e com a direita, com a firmeza e com a desgraça. Ela luta incansavelmente, sem lengalengas, nem fingimento. Uma luta extraordinariamente formidável e imaginária.
Ora luta contra o sol para que a noite chegue mais depressa – porque a noite é mais romântica, favorece a vida noturna e agrada os morcegos ansiosos por mijar em Deus, embora acabem sempre por levar com a sua própria urina na cabeça – ora luta contra a lua, porque não lhe permite enxergar bem e longe – parece-se com as trevas e com o medo do abismo que vive permanentemente com a escuridão que ela carrega, na sua fase nova.
Bissau dificilmente se consegue libertar de si mesma. Além disso, ela é como um poilão, quando cai, não cai sozinho, cai com as suas gentes: os professores, os médicos e paramédicos, os funcionários públicos, os operários, as mulheres bideras, os homens djilas, as crianças inocentes. E os políticos?
Os políticos... Esses, ficam sempre colados aos ramos do poilão para que não toquem no chão quando este cai. Podem assim, continuar a sua luta incessante, que faz de Bissau uma cidade de rumores que alimentam motivos infindáveis para lutar: ontem, hoje e até quando? Esta questão foi respondida, uma vez, por um político conceituado da praça pública:
- Bissau deixará de lutar quando estivermos saciados.
Apesar de tudo, se Bissau conseguir saciar os seus políticos o que será do seu encanto? Se um dia Bissau deixar de lutar, perderá o seu dinamismo, o seu brilho, a sua humildade, perderá a sua essência... A luta não pode então parar! Pode se calhar, é ser uma luta mais produtiva... Bissau deve lutar para se erguer como uma cidade próspera, sem a habitual sujeira disfarçada pelos seus pseudopolíticos, políticos demagogos.

Bissau deve jamais cessar a sua luta, por mais feroz que ela seja, deve contudo, estar preparada e de cabeça erguida para cumprir a sua missão, lutar, porque “barco fundeado não ganha frete”! Bissau lança-te à luta para ganhares o teu tão desejado desenvolvimento sustentável. 

Sem comentários:

Enviar um comentário