quinta-feira, 22 de outubro de 2015

«INUNDAÇÕES NA GUINÉ-BISSAU» PRESIDENTE DA ANAG PEDE APOIO AOS CAMPONESES DEVIDO A DESTRUIÇÃO DAS PLANTAÇÕES DE ARROZ


Bissau, 22 Out 15 (ANG) – O Presidente de Associação Nacional dos Agricultores da Guiné-Bissau (ANAG) advertiu hoje que os seus associados vão enfrentar dificuldades durante o ano agrícola 2015/2016, devido aos danos causados pelas inundações às plantações de arroz.

Em entrevista à ANG, Boles Gomes advertiu sobre a necessidade dos estragos serem reparados para se prevenir contra a escalada de fome junto de famílias afectadas, no próximo ano.

Acrescentou que a ANAG tem em manga o desenvolvimento de parcerias com vista ao desenvolvimento da agricultura e, consequentemente melhorar a vida dos agricultores.

De acordo com o presidente da ANAG a capacidade de produção não deve servir apenas para o consumo ou sobrevivência, mas sim para a melhoria da qualidade de vida e promoção do próprio país.

“A estabilidade do país contribui para se estabelecer com facilidade a parceria internacional. Precisamos igualmente do apoio dos nossos governantes para que possamos realizar o sonho dos agricultores de mudar de rumo para o bem de todos”, disse Boles Gomes.

No que concerne a campanha de castanha de caju, Boles Gomes considerou de positiva campanha passada, sublinhando que podia ser melhor se o preço da comercialização não tinha sido fixado tardiamente.

Prometeu tudo fazer para que o preço de compra ao produtor para 2016 seja fixado o mais cedo possível.

Gomes sustentou que a fixação tardia do preço da castanha junto produtor fez com que muitos agricultores perdessem dinheiro por terem vendido os seus produtos a preços inferiores ao valor a que deviam ter vendido.

Inundações verificadas no decorrer deste ano destruiram casas, bolanhas evarias colheitas em diferentes partes do pais.

ANG/AALS/JAM/SG/conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário