sexta-feira, 30 de outubro de 2015

«RECONCILIAÇÃO NACIONAL»



Comissão organizadora perspectiva ampla visibilidade das suas atividades através dos media.

Bissau, 30 Out 15 (ANG) – O Presidente da Comissão Organizadora da Conferência Nacional sob o lema “Caminhos para a Consolidação da Paz e Desenvolvimento” reuniu-se quinta-feira com os media nacionais e internacionais no sentido destes garantir uma ampla visibilidade das atividades da comissão.

No encontro Domingos da Fonseca disse que a Comissão identificou a comunicação social como uma estratégia fundamental de promoção efectiva ao entendimento dos objetivos da Conferência Nacional.

“Os órgãos de informação nacionais são parte essencial dessa estratégia para garantir a mais ampla mobilização da sociedade, enquanto veículo para informar o grande público sobre o mandato e os trabalhos da Comissão para a Organização da Conferência”, disse o Padre da Diocese de Bafatá.

Fonseca disse que os órgãos da comunicação social têm também o papel de garantir a divulgação das conclusões e recomendações da Conferencia Nacional e explicar aos guineenses quais são a várias opções disponíveis para lidar com o passado do país e promover a reconciliação nacional.

Nesse contexto, a Comissão promoveu um encontro de discussão e analise com os órgãos de informação sobre as opções a considerar susceptíveis de lançar bases para um compromisso e parcerias entre as partes visando entre outros, potenciar uma série de atividades com vista a realização da Conferencia Nacional.

“Na mesma perspectiva de sensibilização, com o objetivo que todas as forças vivas do país se apropriarem do processo de reconstrução da paz ao nível nacional, a Comissão promoverá um atelié com os média, a sociedade civil, régulos e chefes religiosos”, referiu.

Afirmou que o processo de consolidação da paz, da reconciliação e do desenvolvimento na Guiné-Bissau, exige uma componente educativa que deve ser da propriedade da própria Comissão e introduzida nas diferentes instituições educativas e formativas do país, se na verdade se quer atacar o problema de raiz. 

A referida Comissão criada pela Assembleia Nacional Popular é composta por 32 membros dentre os quais representantes de todas as confissões religiosas existentes no país, sociedade civil e de órgãos de soberania. 

ANG/FGS/SG/Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário