quinta-feira, 19 de novembro de 2015

«DESENVOLVIMENTO REGIONAL» GOVERNO GUINEENSE LANÇA PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL DA REGIÃO DE CACHEU


Bissau,19 Nov 15 (ANG)- O Governo da Guiné-Bissau, em colaboração com a União Europeia procede hoje, em São Domingos, ao lançamento do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Territorial da Região de Cacheu (PADETEC). 

Segundo um comunicado da União Europeia, o referido programa tem por objectivo contribuir para um ambiente institucional favorável à luta contra a pobreza e melhoria das condições de vida das populações, através do reforço de capacidades das autoridades locais e dos serviços desconcentrados da região de Cacheu, com a participação dos actores da sociedade civil.

Da iniciativa espera-se alcançar o reforço das capacidades institucionais e técnicas da administração local, nomeadamente o pessoal do Gabinete Regional de Planificação, através da elaboração de um diagnóstico organizacional e técnico, e de implementação de um plano de formação e de equipamento nas áreas da planificação e ordenamento do território.

A criação de condições para uma melhor compreensão das potencialidades do território, acompanhando da produção de monografia da região, a criação de uma base de dados geográficos e o mapeamento das potencialidades da região, são outros dos objectivos que se espera alcançar com a implementação do PADETEC.

Por outro lado, o programa, a través de diagnósticos sectoriais, vai elaborar e implementar um plano de acção regional, respondendo às prioridades identificadas para melhorar a qualidade de vida de pelo menos 2000 pessoas.
[
Outrossim, ira harmonizar as intervenções dos actores de desenvolvimento no território no âmbito de um quadro regional de concertação, com a elaboração de um repertório dos actores intervenientes na região e a produção de três guias de boas práticas de governação territorial destinados aos actores de desenvolvimento. 

O referido Programa é financiado pela União Europeia num montante de 500 000 Euros e terá uma duração de 36 meses. 

ANG/LPG/SG\\Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário