domingo, 29 de novembro de 2015

PR DE CABO VERDE CONVOCA CONSELHO DA REPÚBLICA PARA MARCAR ELEIÇÕES LEGISLATIVAS


O Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, vai ouvir no próximo dia 08 dezembro o Conselho da República e os representantes dos partidos com vista à marcação das eleições legislativas de 2016.

"Com vista a ouvir os membros do Conselho da República sobre a atual situação política nacional e internacional e sobre a data das próximas eleições dos deputados da Assembleia Nacional, convoquei este órgão constitucional e político de consulta do Presidente da República para o dia 08 de dezembro", escreveu Jorge Carlos Fonseca, numa mensagem na sua página pessoal na rede social Facebook.

Inicialmente, o chefe de Estado cabo-verdiano tinha anunciado 07 de dezembro como a data provável para a reunião do Conselho da República, órgão que integra os presidentes da Assembleia Nacional, Tribunal Constitucional e Conselho Económico Social e ambiental, o primeiro-ministro, o Provedor de Justiça, anteriores presidentes da República e cinco cidadãos escolhidos pelo chefe de Estado, tendo em conta "as sensibilidades políticas com expressão parlamentar", e um em representação das comunidades cabo-verdianas.

A reunião do Conselho da República decorrerá na tarde do dia 08 de dezembro e o Presidente ouvirá durante a manhã, sobre o mesmo assunto, os partidos políticos inscritos no Tribunal Constitucional.

As eleições legislativas, que deverão ocorrer entre 14 de fevereiro e 10 de abril, abrem o ano eleitoral em Cabo Verde, que até final de 2016 realiza ainda eleições presidenciais e locais.

O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) lidera o Governo do país, existindo ainda outros dois partidos com representação parlamentar: o Movimento para a Democracia (MpD), maior partido da oposição, e a União Cabo-Verdiana Independente e Democrática (UCID).

http://www.rtp.pt/Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário