segunda-feira, 23 de novembro de 2015

SOB O LEMA: "NÔ PISCA AÓS NÓ PENSA NA AMANHÃ" FOI CELEBRADO ESTE FIM DE SEMANA O DIA MUNDIAL DA PESCA NA GUINÉ-BISSAU


A Secretaria de Estado das Pescas e Economia Marítima realizou uma series de actividades,  nomeadamente as secções de debates, cujos os temas, relacionados com as estratégias de desenvolvimento ; medidas de gestão e conservação  dos recursos haliêuticos;  ambiente do negocio no sector pesqueiro ; exposição,  feira de gastronomia , Marcha desportiva,  concurso de natação para assinalar a data.

O Primeiro Ministro, foi quem presidiu a cerimonia de abertura da jornada, na ocasião reconheceu, que o setor da pesca constitui uma fonte de receita para o estado e contribui com cerca de quatro por cento do PIB para o Orçamento Geral de Estado da Guiné-Bissau. 

As atividades ilegais nas zonas exclusiva para , Carlos Correia constitui um potencial ameaça que deve ser combatida.

a pesca ilegal, não declarada e não regulamentada constitui uma forte ameaça a sustentabilidade dos recursos halieuticos e constitui, igualmente um problema ambiental para a degradação do ecossistema marinho e como tal deve ser combatido sem tréguas, devendo nesta luta contar com o apoio dos parceiros de desenvolvimento da Guiné-Bissau , cooperação regional e dos pescadores”, conclui , o Chefe do Executivo.

 O Secretario de Estado das Pescas e Economia Marítima proferiu uma mensagem a nação no quadro  do dia Mundial das Pesca . Idelfonso de Barros  garantiu que,  o governo  tem vindo a tomar medidas de fundo e a implementar ações que visam garantir uma gestão responsável e sustentável dos recursos pesqueiros , marinhos e financiar  as atividades desenvolvidas nas áreas protegidas e em diferentes rias do pais , numa perspectiva de conservação desses recursos.


O Titular da Pata da Pesca assegurou que , a instituição que dirige  tem enveredado esforços  em colaboração com os parceiros na realização regular das campanhas de investigação cientifica  e na implementação de plano de gestão anuais e campanha de controlo e fiscalização das atividades de pesca, como forma de avaliar , monitorar e proteger os recursos halieuticos , na zona exclusiva e zona costeira contemplando as aguas interiores.

Outras medidas, que mereceu atenção do Idelfonso de Barros foi as ações de sensibilização e combate, sem tréguas, contra pesca ilegal , não declarada e não regulamentada, sobretudo com a destruição de acampamentos e artes de pesca ilegais  levadas  no pais, sobretudo nas zona Económica Exclusiva e na zona costeira.

Segundo Secretário de Estado das Pescas e Economia Marítima  estas medidas foi no inicio  mal acolhidas junto das comunidades piscatória no inicio junto das comunidades piscatórias que por ultimo são as mesma comunidades que colaboraram na implementação desse programa, por contemplar ações  benéficas para a sustentabilidade dos recursos halieuticos.

“Essas ações tem gerado o mal- estar , embora estamos conscientes que foram feitas para o bem estar das comunidades piscatorias e de toda a população, temos a proceder as medidas compensatórias,  através de entrega  gratuita de materias de pesca  autorizados segundo a legislação em vigor no setor” , salientou,  Idelfonso de Barros.

A situação de abastecimento e de consumo de peixe a nivel nacional está muito a quem do que setor pode efectivamente oferecer. Nesta senda, Secretário de Estado das Pescas e Economia Marítima  disse que , este facto está relacionado essencialmente com o fraco desenvolvimento do setor privado nacional , sustentando que o governo está consciente e muito empenhado  na reversão dessa situação, através de implementação de medidas que estimulem, sobretudo a criação de frotas  de pesca e a atracão de investimento direto estrangeiro para o país.

A celebração desta data (Dia mundial da Pesca), está acontecer pela primeira vez no país em 42 anos da nossa independência, este fato demonstra de uma forma inequívoca a vontade do politica deste governo em fazer respeitar as regras  e regulamentações estabelecidas para não permitir de modo nenhum a exploração anárquica desses recursos. 

Por isso, Idelfonso de Barros ,Secretario de Estado das Pescas e Economia Marítima apelou a cada guineense que se torne num ator em defesa  dos nossos ecossistema marinho.


 Conosaba\\ Vladimir Indjai correspondente em Bissau  









Sem comentários:

Enviar um comentário