quinta-feira, 26 de novembro de 2015

«TRANSPORTE E LOGÍSTICA REGIONAL» PRIMEIRO CONGRESSO AFRICANO DECORRE EM MARROCOS


Rabat, 26 Nov 15 (ANG) - Representantes de mais de 20 países de África estão reunidos em Rabat , Marrocos no âmbito do Primeiro congresso africano sobre transporte e logística, organizado pelo Ministério de Equipamento, Transporte e Logística de Marrocos sob patrocínio do Rei Mohammed VI.

O encontro aberto quarta-feira pelo chefe do governo marroquino, Abdelilah Benikirane vai durar dois dias com apresentação de painéis sobre , integração e ecossistema logísticas, parcerias para um crescimento partilhado, as reformas institucionais, desenvolvimento de lideranças, conexões e tecnologias, entre outros.

A Guiné-Bissau é representada no congresso pelo sector privado, na pessoa de Saliu Ba, da direcçäo da Câmara do Comércio, Industria, Agricultura e Serviços.

A iniciativa segundo, Saliu Ba visa a criação de ecossistemas logísticos regionais para diminuir nomeadamente os impactos dos custos de transporte nos preços de mercadorias nos países africanos, particularmente na sub-região.

“Com o funcionamento de um sistema de transporte e logística regional a Guiné-Bissau pode ultrapassar as dificuldades de transporte de mercadorias para Bissau. Os dias de espera até que um barco decida vir ao porto de Bissau väo certamente acabar”, disse.

Saliu Ba referiu que o mercado guineense é abastecido maioritariamente por mercadorias provenientes de Senegal e Gambia, via terrestre. 

“Uma das vantagens desse sistema ( transporte e logística regional )é você comprar uma mercadoria em qualquer parte do mundo e essa mercadoria chegar a Bissau sem demoras e a custo mais baixo comparativamente aos actuais”, salientou. 

Segundo a revista Transporte e Logística, editado em Casablanca, os custos de transação (transporte e seguros) são muito elevados em Africa ao ponto de dificultar o crescimento intercontinental.

“O custo médio de transporte em Africa representa 7,7 por cento do valor total das exportações, o que representa o dobro da média mundial, 3,7 por cento”, lê-se na revista distribuída aos congressistas. 

No seu discurso de boas vindas, O Ministro de Equipamento, Transporte e Logística, Aziz Rabbah declarou que o congresso africano sobre Transporte e Logística ilustra o engajamento a favor de uma cooperação Sul-Sul solido e eficiente e traduz a vontade de aprofundamento das relações que ligam o Marrocos à África. 

ANG/SG\\conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário