quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

ACOBES PEDE COMERCIANTES PARA NÃO AUMENTAREM PREÇOS DOS PRODUTOS NESTA 'QUADRA FESTIVA'


Bissau, 17 Dez 15 (ANG) - O Secretário-geral de Associação de Consumidores de Bens e Serviços (ACOBES) pede aos comerciantes para não se aproveitarem do período da quadra festiva do natal e novo ano para aumentar os preços dos produtos nos mercados.

Em entrevista hoje à Agência de Notícias da Guiné (ANG), Bambo Sanha prometeu fazer um trabalho de sensibilização através dos órgãos da comunicação social no sentido de convencer aos comerciantes para não exagerarem nos preços.

“Não aumentar o preço do produto permite vender mais e permite também que a maior parte dos consumidores possa estar ao alcance dos produtos”, disse Bambo Sanha.

Por outro lado, o Secretário-geral de ACOBES aconselha aos consumidores no sentido de verificarem sempre os prazos de validade e as condições em que os produtos são vendidos no mercado.

Sanha pede a colaboração dos consumidores com denuncias de produtos impróprios para consumo.

“Normalmente nos períodos de festas surgem muitos comerciantes e com diferentes tipos de produtos sobretudo os que estão fora do prazo e os que são prejudiciais para a saúde, assim sendo todo o cuidado é pouco”, alertou Bambo Sanha.

O Secretário-geral de ACOBES lança um apelo a Secretaria de Estado das Pescas no sentido de abastecer os mercados em peixes à preços acessíveis .

“Os produtos congelados e sobretudo da origem duvidosa são sempre prejudiciais á saúde, por isso, devemos consumir mais o que é nosso, não basta dizer simplesmente que temos peixe no nosso país mas sim, fazer com que os preços dos peixes correspondam ao poder de compra dos consumidores”, salientou.

Bambo sanha disse que o consumo de carne na Guiné-Bissau é um risco à saúde, porque são transportadas em carros de mão e táxis sujos 

O Secretário-geral de ACOBES apela ao governo para adoptar medidas que regulamentam os preços nos mercados com o intuito de se evitar aumentos constantes de preços de produtos .

Acrescentou que é necessário que o governo estabeleça uma regra que permita a melhoria das condições de conservação dos produtos para proteger os consumidores . 

ANG/AALS\\conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário