segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

«OPINIÃO» "O PARADOXO GUINEENSE!" - EMBANHE SANHA


"Tudo temos na nossa maravilhosa Guiné-Bissau" 

Porque ainda somos um Pais sub-desenvolvido com tanta miséria social? 

A culpa é dos outros Países como se costuma dizer? "Sénégal ka misti pa paz ku estabilidade tem na Guiné, Nigéria ka misti, CDEAO apoia Golpe de estado de 2012 etc etc" 

Mas, porque ninguém tem a coragem de analisar com objectividade a situação em que vivemos,e dizer simplesmente a verdade! 

-Quando não se faz "audite" nas empresas publicas todos os meses, como se fazia antes do golpe de estado de 1980. 

-Quando aqueles que roubam o bem publico não são sancionados com penas de prisão exemplares e confiscado os bens, -Quando pessoas não são licenciadas dos seus empregos respectivos, por ausências injustificadas, erros grave, roubo e corrupção activa ou passiva. 

-Quando não respeitamos escrupulosamente as leis votadas pela nossa ANP, e a idade da reforma( 65 anos) o actual PM tem quantos? 

-Quando vamos ao emprego, assinarmos o livro de ponto e vamo-nos a nossa vida em seguida, produzimos alguma riqueza? 

-Quando teremos a obrigação de atribuir e exigir recibos nas administrações do Estado, para um melhor controle das receitas que contribuirão a equilibrar as finanças publicas do Estado. -Quando teremos que mudar o concepto das funções ministeriais.(caras novas, ideias novas, se calhar até, um novo partido a governar) "Si bu cedo ministro ou secretario de estado um bias, sibi kuma bu na nomeado na cada legislatura, pabia di quê" ? 

Anton i profissão ou i pa servi Povo? -Quando começarmos por ter a cultura de negociação e de concessões, -Quando havemos de nos reivindicar contra o Neputismo, o clientelismo,a impunidade, a anarquia institucional e social( justiça salarial), ali sim, teremos dado um passo de gigante, rumo ao Desenvolvimento sustentável. Por fin diria; Amor a Pátria, significa dizer a verdade, temos que começar a nossa revolução de ideias, deste modo, não vejo outra solução. "A LOPES CABRAL disse; não se deve calar os erros e as fraquezas dos outros" Espero que alguém tenha! Se for o caso então, estou disponível para debate de ideias. Obrigado à todos os compatriotas e amigos da nossa maravilhosa Guiné-Bissau, pela contribuição que terão que trazer a esse debate de ideias!

Sem comentários:

Enviar um comentário