quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

«PROGRAMA DO GOVERNO» PORTA-VOZ DO GOVERNO CONFIRMA NEGOCIAÇÕES ENTRE BANCADAS DO PAIGC E PRS

Porta-voz do Governo, Malal Sané
Bissau, 30 Dez 15 (ANG) – O ministro da Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares confirmou hoje que os grupos parlamentares do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e do Partido da Renovação Social (PRS) se encontram em negociações com vista a aprovação do programa do governo pelo parlamento.

Malal Sané disse que a suposta manutenção ou queda do actual governo no futuro será conhecido dentro em breve assim que as duas bancadas parlamentares juntamente com as restantes formações presentes na Assembleia Nacional Popular terminarem as negociações.

O porta-voz do governo fez esta declaração à margem do Conselho de Ministros (especial) em que os membros do governo apresentaram votos de cumprimento do novo ano ao chefe do executivo, Carlos Correia. 

Malal Sané disse que no encontro não foram abordados assuntos especiais, se não trocas de cumprimentos de um bom ano entre os membros do governo. 


No entanto, afirmou que o Primeiro-ministro advertiu aos membros do seu executivo no sentido de se prepararem para o ano de 2016 porque terão várias actividades a desenvolver no quadro do Plano Estratégico Nacional, cuja execução esta atrasada.

“No próximo ano os membros do governo passarão à apresentar regularmente acções concretas sobre os seus respectivos pelouros”, comunicou, Malal Sané, referindo ao avisou do chefe do governo.

O programa do governo, segundo a mesa da ANP foi chumbado no passado dia 23 de dezembro, em consequência da abstenção de 56 deputados, sendo a maioria do PRS, maior partido da oposição. 

O PAIGC fez, entretanto, uma interpretação diferente dos resultados dessa votação tendo considerado que o programa ficou aprovado com votos sim de 45 deputados do partido e de outras formações que sustentam o governo, fundamentando que os votos de abstenção, a luz do regimento da ANP, não contam para o apuramento da maioria votante. 

A polémica instalada a volta dessa votação dividiu a classe jurídica guineense. 

O programa volta a ser submetido a discussão e votação no próximo dia 05 de Janeiro.
  ANG/FGS/SG\\Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário