terça-feira, 19 de janeiro de 2016

«POLITICA GUINEENSE» "EXPULSÃO DOS 15 DEPUTADOS É IRREVERSÍVEL", DIZ LÍDER PARLAMENTAR DO PAIGC


Bissau, 19 Jan16 (ANG) - O lider da bancada parlamentar do PAIGC garantiu segunda feira que a expulsão dos 15 deputados contestatário do partido é irreversível.

Califa Seide falava em conferência de imprensa na sede do PAIGC, minutos depois da sessão parlamentar, onde o programa do governo devia ser reapreciado e votado, ter sido encerrado devido a tumultos provocados pelos 15 deputados associados aos colegas da bancada do PRS. 

O líder da bancada do PAIGC afirmou que o partido esta aberto aodialogo em busca de um entendimento para viabilizar a governação do país. "O PAIGC foi escolhido pelo sufrágio legislativo para governar o país, cabe os libertadores criar condições para que haja governabilidade na Guiné-Bissau", esclareceu.

Sublinhou que a situação que se produziu na ANP não é salutar para aquele órgão da soberania, e, em nome do seu partido, exortou aos restantes órgãos para nao imiscuirem no funcionamento daquela instituição.

Califa Seide lembrou aos "15" de que perderam os respectivos mandatos, uma vez que a decisão foi tomada pelo órgão competente da ANP, e aconselhou-os a não recorrer ao uso de força para fazer valer seus direitos.

Sobre a continuação dos trabalhos na ANP pelos deputados da bancada do PRS e os 15 contestatários do PAIGC, o Líder da bancada parlamentar explicou que a mesa da ANP é eleita apenas uma única vez por cada legislatura.

"Portanto só em caso da renúncia, doença prolongada ou da morte aí pode-se eleger novos elementos para mesa", frisou Califa Seide.

ANG/JD/JAM\\Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário