sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

«1-2» 'DRAGÕES' VENCEM NO 'NINHO DA ÁGUIA' E REENTRAM NA LUTA


Resumo do jogo: O FC Porto está, novamente, na luta pelo título. A equipa de José Peseiro entrou na Luz pressionada pelas contas do campeonato, mas conseguiu conquistar os três pontos e encurtou a distância para o Benfica e, à condição, para o Sporting.

O FC Porto venceu o Benfica com golos de Herrera e Aboubakar e já só está a três pontos dos 'encarnados'.

Os ‘encarnados’ até entraram melhor na partida, com um golo de Mitroglou logo aos 18 minutos, depois de um grande passe de Renato Sanches. No entanto, a vantagem durou apenas 10 minutos, já que, aos 28, já Herrera empatava a partida graças a um belo remate de Héctor Herrera, de fora da área, sem hipóteses para Júlio César.

Até final da partida, ambas as equipas tiveram oportunidade para marcar – especialmente o Benfica, que obrigou Casillas a ‘brilhar’ – mas as equipas iriam para o intervalo empatadas a uma bola.

Na segunda parte, o guarda-redes espanhol continuou a defender todas e quaisquer investidas do ataque ‘encarnado’ e, aos 64 minutos, haveria de ser o FC Porto a marcar o segundo golo, por intermédio de Aboubakar.

Estava consumada a reviravolta, que haveria de durar até ao final dos 90 minutos, e que permitiu a José Peseiro respirar de alívio ao colocar, novamente, o FC Porto na luta pelo campeonato.

Momento do jogo: Iker Casillas foi, sem sombra de dúvida, o herói da partida, e teve, aos 67 minutos, uma intervenção que se haveria de provar decisiva para o desfecho do encontro. Apenas três minutos após Aboubakar ter marcado o segundo tento portista, Bruno Martins Indi teve uma desatenção e quase colocou a bola no fundo da baliza. O lance poderia ter ‘embalado’ o Benfica, mas o espanhol, muito atento, realizou uma fantástica defesa que manteve a vantagem portista intacta.

Acompanhamento do jogo

90' - Final do jogo na Luz. O FC Porto começou a perder mas deu a volta, saiu da Luz com os três pontos e reentra na luta pelo título.

87' - Momento feio no relvado. Layún envolve-se com Jonas e André Almeida, Artur Soares Dias teve de intervir para acalmar os ânimos.

86' - Substituição no FC Porto. Silvestre Varela entra para o lugar de Yacine Brahimi.

85' - Cartão amarelo para Renato Sanches. O médio português fez falta sobre Aboubakar quando este saia para o contra-ataque.

82' - O Benfica vai fazendo o pressing final na busca, pelo menos, do golo do empate. Nota, ainda, para a autêntica multidão que enche o Estádio da Luz: são 61.536 pessoas nas bancadas.

80' - Substituição no Benfica. Quase nove meses depois, Salvio regressa aos relvados, sob aplauso monumental dos adeptos benfiquistas. O argentino entrou para o lugar de Eliseu.

74' - Substituição no FC Porto. Sai André André, entra Rúben Neves.

73' - Remate perigoso de Carcela, a passe de Gaitán. A bola passa perto da baliza 'azul e branca'.

68' - Dupla substituição no Benfica. Saem Samaris e Pizzi, entram Talisca e Carcela.

67' - Que defesa fantástica de Casillas! Bruno Martins Indi, na tentativa de afastar a bola, quase marca o auto-golo. No entanto, o guarda-redes espanhol impediu o golo do empate com mais uma bela intervenção.

64' - GOLO do FC Porto! Boa jogada de Brahimi, que deixa a bola em Aboubakar. O avançado perfura a defesa benfiquista e remata para a baliza. Júlio César ainda toca na bola, mas não foi capaz de defender o golo.

63' - Remate perigosissimo de Aboubakar! O internacional camaronês aproveitou um autêntico 'buraco' no eixo da defesa do Benfica e atirou muito perto da baliza.

62' - Situação insólita no jogo. Os adeptos 'encarnados' têm aproveitado as constantes subidas de Maxi pelo corredor direito para atirarem papéis ao uruguaio. A situação ficou de tal modo insustentável que tiveram de ser os jogadores do Benfica a limpar o relvado.

59' - Substituição no FC Porto. Jesús Corona sai, deixando Marega entrar para o seu lugar.

57' - Nova resposta do FC Porto. Brahimi, depois de jogada de combinação ao primeiro toque com Herrera, atirou fraco para a defesa fácil de Júlio César.

55' - O Benfica continua a atacar e, não fosse Mitroglou, a colocar-se à frente do remate de Jonas, a bola levava 'selo' de golo.

53' - Casillas volta a salvar o FC Porto! Saída rápida para o ataque conduzida por Pizzi. À entrada da área, o português deixa a bola para Gaitán, que atira para uma bela defesa do guarda-redes espanhol.

51' - Segunda parte bem menos intensa do que a primeira. O FC Porto parece ter conseguido acertar as marcações na defesa e, neste momento, é também a equipa mais perigosa no ataque.

49' - Primeiro ataque perigoso da segunda parte. Jogada de entendimento entre Corona e Maxi Pereira. O uruguaio, 'apertado' pela defesa benfiquista, acaba por perder a bola pela linha final.

46' - Começa a segunda parte. Cabe ao Benfica o pontapé de saída.

45' - Intervalo no Clássico. Bela partida que se está a disputar na Luz. O Benfica, mais perigoso, vai para o intervalo empatado a uma bola com um FC Porto mais organizado.

44' - Mais uma oportunidade de golo, desta feita para Samaris. O grego, com Layún pela frente, não resiste à pressão e atira muito longe do golo.

42' - Agora foi o FC Porto a ameaçar o golo. Depois de mais uma grande jogada individual de Brahimi, a bola acaba por sobrar para Herrera, que, com um remate em jeito, remata ao lado da baliza.

40' - Corona quase marca um grande... auto-golo. Na tentativa de afastar uma bola de Jonas, o mexicano remata a bola a centímetros da baliza de Casillas.

38' - Que falhanço incrível de Mitroglou! André Almeida serviu o grego, que, pressionado por Chidozie e com Casillas batido, atirou ao lado da baliza.

37' - O FC Porto responde e Brahimi, depois de uma bela jogada individual, atirou ao lado da baliza de Júlio César.

35' - Jonas remata à meia-volta mas Iker Casillas faz uma defesa fantástica! O Benfica esteve muito perto de marcar o 2-1.

31' - Pediu-se penálti na Luz. Aboubakar parece ter tocado a bola com o braço, mas não fica claro se teve ou não intenção.

30' - Primeiro cartão amarelo do jogo. Artur Soares Dias admoestou Herrera depois de lance dividido com Eliseu.

28' - GOLO de Herrera! Hector Herrera desferiu um remate fantástico de fora da área. Júlio César bem se esticou, mas era impossível chegar à bola rematada pelo internacional mexicano. Está feito o empate apenas 10 minutos depois do golo 'encarnado'.

26' - Choque violento entra Gaitán e Maxi. Na área portista, o jogador 'encarnado' tentava fazer um remate de 'bicicleta', mas foi contra o ex-colega, e ficou deitado no relvado, em evidentes dificuldades.

22' - O FC Porto não baixa os braços e, com combinações rápidas, vai tentando progredir no relvado. Maxi Pereira, apesar dos assobios, não parece perturbado, e tem sido uma das unidades que mais 'empurra' a sua equipa para a frente.

18' - GOLO do Benfica! Renato Sanches recebe a bola no peito à entrada da área e faz um passe fantástico para Mitroglou. O avançado grego, só com Casillas pela frente, não vacilou e fez o 1-0.

14' - Muito perigo na área portista! Numa jogada de contra-ataque, Jonas deixou a bola em Pizzi que, frente a Casillas, permitiu a defesa do guarda-redes espanhol. Está dado o primeiro sinal de perigo no Clássico!

13' - O Benfica aposta claramente nos cruzamentos para a grande área. No entanto, com pouco sucesso, já que a defesa portista vai afastando com maiores ou menores dificuldades.

10' - 10 minutos de jogo, mas ainda não há sinais de perigo na Luz. O máximo que, até agora, se viu, foi um remate de longe de Eliseu, que passou por cima da baliza de Casillas.

8' - Nota-se que o FC Porto tenta 'pegar' no jogo logo desde o início, construindo com maior critério. Já o Benfica, parece apostado em saídas rápidas para o ataque.

5' - Os adeptos 'encarnados' prometem não facilitar a vida a Maxi Pereira. Sempre que o uruguaio toca na bola é assobiado pelos mais de 60 mil espectadores que marcam presença nas bancadas.

3' - Início de jogo muito intenso na Luz. Ambas as equipas entram com tudo e Jonas, de um lado, e Aboubakar, do outro, já assustaram as linhas mais recuadas.

1' - Apito inicial no Estádio da Luz. O FC Porto dá o pontapé de saída.

0' - Destaque para a presença de alguns dos principais clubes europeus que destacaram olheiros ao Clássico da Luz: Juventus, Manchester City, Liverpool, Manchester United, Atlético de Madrid, Tottenham, Arsenal, Olympiacos e Zenit, entrou (muitos) outros.

0' - As equipas já aquecem no relvado. Maxi Pereira recebeu uma monumental assobiadela assim que entrou em campo.

0' - "Na chegada ao estádio, houve um ligeiro atraso, possivelmente, por causa das condições climatéricas. Chegámos com 45 minutos de antecipação relativamente ao pontapé de saída, o que permitirá ao último adepto ver o início do jogo. Não temos qualquer informação sobre detenções. Quando terminar o jogo a equipa visitante aguardará que todos os adeptos saiam e depois serão acompanhados até à Pontinha, local onde estão situados", disse o subcomissário da PSP, da Rui Costa, em declarações à imprensa.

0' - Suplentes do FC Porto: Helton, José Ángel, Rúben Neves, Sérgio Oliveira, Marega, Suk e Varela.

0' - Quase nove meses depois de ter feito o seu último jogo de águia ao peito, Eduardo Salvio regressa ao banco do Benfica. Em sentido inverso, confirma-se a ausência de Lisandro López, que não recuperou a tempo do Clássico.

0' - Suplentes do Benfica: Ederson, Sílvio, Nélson Semedo, Salvio, Carcela, Talisca e Raúl Jiménez.

0' - Os guarda-redes do FC Porto já aquecem no relvado, brindados por um coro de assobios vindo das bancadas.

0' - Onze titular do Benfica: Júlio César; André Almeida, Jardel, Lindelof, Eliseu; Samaris, Renato Sanches, Pizzi; Gaitán, Jonas e Mitroglou.

0' - Com apenas 19 anos, o nigeriano Chidozie estreia-se pelo FC Porto no campeonato, e logo frente ao Benfica.

0' - Onze titular do FC Porto: Casillas, Maxi, Chidozie, Martins Indi, Miguel Layún; Danilo, Herrera, André André; Brahimi, Aboubakar e Corona.

0' - Os 'dragões' já subiram ao relvado e Yacine Brahimi tirou inclusive algumas 'selfies' com os adeptos do... Benfica.

0' - A comitiva do FC Porto também já chegou à Luz. Está cada vez mais perto o apito inicial de Artur Soares Dias.

0' - Abrem-se as portas no Estádio da Luz, os adeptos já começam a entrar para as bancadas, onde irão assistir ao tão esperado Clássico.

0' - O autocarro que transporta a comitiva 'encarnada' já chegou à Luz. Já aquele que irá levar a equipa do FC Porto ainda não abandonou o hotel onde se encontra hospedado.

0' - A equipa do Benfica já abandonou o Seixal rumo à Luz, onde muitos adeptos esperam os jogadores sob chuva moderada.

Antevisão: O tão esperado dia do clássico da Luz, que pode ser decisivo na luta pelo título, está finalmente aí. Benfica e FC Porto vão a jogo sabendo que uma vitória pode valer muito mais do que ‘apenas’ os três pontos na renhida corrida pela liderança.

Mas vamos por partes. Se os registos recentes contarem para algo, o Benfica parte em clara vantagem. Depois de um início conturbado, em que chegou a estar a sete pontos da liderança, Rui Vitória conseguiu estabilizar a equipa e chega à 22ª jornada numa incrível série de 11 vitórias consecutivas.

O último ‘deslize’ dos ‘encarnados’ ocorreu há quase três meses. Corria o dia 15 de dezembro quando a equipa se deslocou à Madeira para regularizar as contas de um jogo em atraso, e saiu de lá com um empate a ‘zeros’ frente ao União da Madeira.

Desde então, em 11 jogos disputados, oito para o campeonato e três para a Taça da Liga, o Benfica soma 11 vitórias, 36 golos marcados e apenas seis sofridos, numa impressionante média de mais de três tentos por partida.

Já o FC Porto, desloca-se à Luz num momento bem diferente. A seis pontos da liderança, José Peseiro irá jogar o ‘tudo ou nada’ no Clássico, sabendo que, caso não alcance a vitória, terá na Taça de Portugal e na Liga Europa as únicas duas oportunidades de convencer o exigente ‘tribunal’ do Dragão.

Desde que substituiu Julen Lopetegui no comando técnico do FC Porto, o treinador conquistou três vitórias e duas derrotas, a última delas frente ao Arouca, que complicou o futuro, não só para o FC Porto, como para… Maicon.

O central cometeu um erro gravíssimo na partida da 21ª jornada, abandonando o relvado instantes depois do segundo golo do Arouca, que haveria de custar três pontos aos ‘dragões’. Passado menos de uma semana, tanto o central brasileiro como Marcano não fazem parte da lista de convocados para o clássico.

Esse é, aliás, um dos poucos pontos em que os dois treinadores partilham algo em comum. Se do lado do FC Porto, José Peseiro conta apenas com Martins Indi e o jovem Chidozie para o centro da defesa – embora seja expectável que Danilo possa recuar e ocupar a vaga – do lado do Benfica, Rui Vitória tem apenas Jardel e Victor Lindelof para fazer dupla no eixo mais recuado.

A grande curiosidade do jogo estará, também, na maneira como o Estádio da Luz irá receber Maxi Pereira, depois da ‘traição’ preconizada pelo internacional uruguaio no princípio da temporada. Se, no caso de Jorge Jesus, o ‘reencontro’ foi tudo menos simpático, augura-se semelhante receção ao lateral-direito. 

Agora resta esperar pelo início da partida e pelo apito de Artur Soars Dias, o árbitro escolhido para este jogo grande, juiz que repete o encontro entre 'águias' e e 'dragões'. 


Sem comentários:

Enviar um comentário