segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

«BREVE HISTORIAL» RÁDIO SOL MANSI



A Rádio Sol Mansi começou as emissões, em Mansoa, no dia 14 de Fevereiro, de 2001, com um pequeno emissor de 250 watt. Uma Rádio criada logo depois da guerra civil de 1998-1999.

A ideia surgiu de Padre Davide Sciocco, na altura pároco da paroquia Santa Ana de Mansoa.

Vendo que as rádios foram uma arma muito fundamental no conflito e que toda a população escutava religiosamente os programadas das duas rádios então ficou com a ideia

Se uma rádio serve para fazer guerra, uma rádio também pode servir para favorecer o clima de paz, reconciliação e desenvolvimento.

Uma característica da RSM desde o começo foi a colaboração entre diferentes etnias e religiões: os voluntários eram quase 50% muçulmanos e 50% cristãos.


Desde inicio, a rádio oferece um espaço semanal na sua programação para os evangélicos e os muçulmanos.

Depois de ter funcionado como Rádio local, RSM cresceu em 2008, tornou-se a Rádio Católica Nacional com três estúdios: Mansoa, Bissau e Bafafá; e 3 retransmissores em Gabu, Canchungo e Catio.

Aposta na formação dos jornalistas e técnicos, para ter um jornalismo isento e profissional, e uma produção de programas formativos e de animação de grande qualidade.

Houve formações oferecidas por jornalistas de Portugal e do Brasil. 12 jornalistas e animadores beneficiaram de cursos e estágios em países como Burkina Fasso, Zimbabwe, Angola, Portugal e Brasil. Mas, sobretudo, aposta-se na formação continua dos colaboradores.

A fundação Pro-Dignitate apoia na formação dos jornalistas, para que estejam ao serviço da verdade, da objectividade e da paz.

Por esta aposta na formação profissional e técnica, a RSM ganhou rapidamente confiança e atenção dos ouvintes, tornando-se provavelmente a rádio mais escutada no pais e tendo os noticiários que são tomados como referencia pela credibilidade, isenção e conteúdo. Com uma rede de 50 correspondentes em todo o País permite dar voz aos que normalmente são excluídos do circuito da comunicação.

Estes fatores proporcionaram parcerias raras, a titulo de exemplo em Agosto de 2009, a RSM assinou um histórico acordo de colaboração com uma Rádio Corânica, onde se transmitem programas católicos e na Rádio Sol Mansi também passa-se os programas islâmicos.

A nível internacional a Rádio Sol Mansi já recebeu 2 prêmios: primeiro Takunda (Italia 2005) como projeto mais inovador nesta colaboração inter-religiosa; 
prêmio Gabardi (Suíça- Italia 2008) pelo serviço a paz e desenvolvimento. A nível nacional foram premiados vários programas, entre os quais os de luta contra a SIDA e os desportivos.



Fonte: Armando Mussa Sani\\conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário