segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

«DIA DO PROFESSOR GUINEENSE» SINAPROF EVOCA FALTA DE MEIOS FINANCEIROS PARA ASSINALAR A DATA


Bissau,15 Fev 16-(ANG) - O Sindicato Nacional dos Professores (Sinaprof) não vai organizar uma cerimonia comemorativa do dia dos professores, 17 de Fevereiro por falta de meios financeiros, disse hoje à ANG, Luís Nancassa.

Em declarações à ANG, o Presidente do Sinaprof alegou a presente crise política do pais como razão da falta de fundos para cobrir as despesas das actividades que deveriam ser levas a babo no âmbito das comemorações da data.

A data de 17 de Fevereiro foi instituído para honrar a memoria do Combatente da liberdade da pátria e Professor, Areolino Cruz que faleceu nesse dia na defesa dos seus alunos nas Zonas Libertadas durante a Luta Armada de Libertação Nacional.

O Presidente do Sindicato Nacional dos Professores revelou que os Docentes desempenharam grande papel na Luta de Libertação Nacional, porque sem eles a guerra poderia enfraquecer ou seja não iria progredir.

O responsável do SINAPROF informou que esta data marcou positivamente a vitória do PAIGC na Luta de Libertação Nacional, porque conseguiu mudar a mentalidade dos Combatentes da Liberdade da Pátria para a conquista da independência do povo guineense.

Entretanto, Luís Nancassa advertiu que apesar da actual situação, o SINAPROF vai exigir ao governo o pagamento dos atrasados de 12 meses de diuturnidade aos professores. 

ANG/PFC/JAM\\Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário