sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

«NOTA À IMPRENSA» MOVIMENTO DOS CIDADÃOS CONSCIENTES E INCONFORMADOS


O Movimento dos Cidadãos Conscientes e Inconformados tem acompanhado com muita atenção e preocupação o desenrolar da crise política, que o pais se encontra, que dia após dias ganha contornos alarmantes devido a falta de comprometimento dos atuais atores políticos com a causa nacional.

Atendendo a triste tentativa de transformar a Guiné-Bissau em um cemitério de intriga, de calúnia, desviando assim atenção deste povo da luta desenfreada pelo poder por parte dos detentores do poder.

Constatando que neste preciso momento não existem condições objectivas para o alcance de um acordo político-governativo, durável, do país devido ao extremar das posições e a implicância na crise de todos os órgãos da soberania.

O Movimento dos Cidadãos Conscientes e Inconformados, depois de reunir a sua Direcção com carácter de urgência, delibera o seguinte:

1. Apelar o respeito pelas decisões dos órgãos jurisdicionais. Isto é, exigir à ANP o respeito integral do conteúdo da Previdência Cautelar do Tribunal Regional de Bissau, relativamente a deliberação 1/2015 da sua Comissão Permanente;

2. Aconselhar as partes que se sentirem lesadas, com qualquer decisão jurisdicional, no sentido de se recorrerem às instâncias superiores;

 3. Condenar todos os actos de intrigas e boatos de subornos aos Juízes sem fundamentos e sem provas. Actos esses que banalizem as instituições da República;

 4. Esclarecer a opinião pública que as duas decisões do tribunal Regional de Bissau em nada colidem uma com a outra. Antes pelo contrário ambas acautelam os presumíveis danos e, consequentemente, promovem a paz social.

5. Elogiar e encorajar vivamente a Presidência da República, os parceiros Internacionais e as organizações de sociedade civil envolvidas, pelo redobrar dos esforços, na busca de solução, através da promoção de diálogo entre os actores políticos envolvidos no conflito de interesses;

6. Exortar povo para se juntar às iniciativas cívicas como mecanismo de manifestação do inconformismo com a actual situação política.
Em democracia o povo é quem ordena!

Bissau, 12 de Fevereiro de 2016
O Movimento
 Bernardo Mário Catchura

(O Presidente)

Sem comentários:

Enviar um comentário