quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

UNICEF GUINÉ-BISSAU


O novo Plano de Trabalho Contínuo (PTC) do UNICEF para as áreas de água, saneamento e higiene na Guiné-Bissau terá a duração de dois anos compreendidos entre 2016 e 2017 e conta com um orçamento total de 7,3 milhões de dólares para todo o período.

O novo PTC foi assinado pelo representante do UNICEF na Guiné-Bissau, Abubacar Sultan, e pelo Diretor Geral dos Recursos Hídricos do Ministério dos Recursos Naturais, Inussa Baldé, na última sexta-feira (12) na sede do Ministério no Palácio do Governo.

O representante do UNICEF destacou o quanto o setor de água, saneamento e higiene é importante e estratégico para a garantia dos direitos das crianças guineenses. “Durante ameaça do Ébola, por exemplo, a água foi um fator decisivo. As pessoas precisavam de água para lavar as mãos”. O Representante também destacou que o número de casos de cólera na Guiné-Bissau está diminuindo. “Não temos tido surtos da doença. Isso mostra que os hábitos de higiene estão mudando e a água tem um papel fundamental para isso".

O Diretor Geral dos Recursos Hídricos, Inussa Baldé, afirmou que uma das virtudes deste novo plano é o fato dele ser também estruturante. “Independente de levar agua aos locais que mais precisam, esse plano é estruturante na medida em que o setor se confronta com desafios institucionais como melhor organização e a necessidade de dados de base, por exemplo, e, tudo isso, está previsto dentro do Plano”.

O novo plano de trabalho do UNICEF é estruturado em três componentes: 

Gestão de Conhecimento – Atualização de banco de dados e mecanismo de coleta para as estruturas já existentes

Fornecimento de Serviços – Assegurar o funcionamento dos pontos de água, dar seguimento ao processo de eliminação de defecação ao ar livre nas comunidades, construção de estruturas de água nas escolas e centros de saúde.

Inovação – para atingir as populações mais carenciadas com serviços de água e saneamento e melhorar as mensagens Institucional – apoio a DGRH na procura de novas políticas e normas padrão do sector

O objetivo final é ter o melhoramento de água de fonte segura, saneamento melhorado e boas práticas de higiene, especialmente nas comunidades mais vulneráveis, escolas, centros de saúde e centros de recuperação nutricional, incluindo em emergência. — em Bissau.

https://www.facebook.com/Unicef-Guin%C3%A9-Bissau-1441799569373425/?fref=photo



Sem comentários:

Enviar um comentário