terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

«ZONA MARÍTIMA COMUM» GUINÉ-BISSAU E SENEGAL VOLTAM A REENCONTRAR-SE NA QUINTA-FEIRA, EM DAKAR

Artur Silva

Bissau,23 Fev 16(ANG) - A Guiné-Bissau e o Senegal voltam a sentar-se à mesma mesa na próxima quinta-feira, em Dakar para a reapreciação do dossier da gestão da fronteira marítima comum dos dois países.

Para o efeito, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades, parte hoje para a capital senegalesa para participar no encontro onde igualmente será analisado o relatório apresentado pela Agência de Gestão e Cooperação entre os dois países, em Janeiro.

Em declarações à RDN, Artur Silva traçou um quadro favorável na perspectiva do país alcançar bons resultados na terceira ronda negocial.

"Vamos para a terceira ronda negocial com o Senegal no próximo dia 25 do corrente mês em Dakar. Da nossa parte já analisamos o Relatório e fizemos duas sessões de trabalho sobre esta questão e já temos o nosso ponto de vista sobre o referido documento", explicou.

Artur Silva afirmou que a Agência de Cooperação tem uma zona de delimitação que são os limites do paralelo 268 e 220 graus medidos a partir do Cabo Roxo ou seja limite norte 268 e sul 220", informou o governante.

O chefe da diplomacia guineense afirmou que a agência tem um mandato para as duas áreas especificamente que são as da pesca e do hidrocarbonetos.

"Foi uma analises bastante profunda e só posso garantir que a parte guineense já tem uma visão que irá apresentar à parte senegalesa e que vai ser divulgada no momento oportuno", disse. Os dois países exploram a referida zona há 20 anos.

ANG/ÂC/SG\\Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário