sábado, 26 de março de 2016

«OPINIÃO» "O PARADOXO DE SER UM FORMADO" - Sumbunhe N'fanda

Sumbunhe N'fanda

É comum as pessoas comemorarem o êxito de um filho ou parente ao adquirir diploma de curso superior ou títulos semelhantes. Mas, a vida ao longo desses anos me ensinou a reparar o outro lado da moeda. Ser formado é sinônimo de alegria, mas também de tristeza, pois muitos formados são conhecidos como líderes de organizações criminosas, cafetões no mercado da prostituição, ou de grupo extremistas. Vários formados se tornaram desgraça para humanidade, sendo estes destruidores de suas nações com praticas infames em suas respectivas áreas (médicos, governantes, juristas, etc.). Portanto só ter uma formação não é o auge de um chamado intelectual, mas sim do que o formado será capaz de oferecer para humanidade no sentido de melhorá-la. A vida me ensinou que o conhecimento serve tanto para construção da humanidade como para a sua destruição. E me ensinou que ter formação sem o exercício permanente do caráter e da moral trará contribuições nefastas, como vemos muitos em seus propósitos hediondos, contribuindo para a decadência da humanidade. Foi nessa perspectiva que construí toda minha visão acadêmica durante o curso de graduação em Administração Pública. No dia 18.03.2016 recebi o meu “laisser passer” (diploma) e a humanidade me aguarda para ver agora do que serei capaz de mudar ou melhorar. Agradeço as pessoas que se envolveram nesse percurso, alguns perto, outros muito longe, alguns são família, outros nem os conhecia, alguns são amigos, outros eram estranhos. Mas como a vida é cheio de surpresas, hoje sou o que sou graças à influência dessas pessoas.

Sem comentários:

Enviar um comentário