quarta-feira, 20 de abril de 2016

GOVERNO GUINEENSE PATROCINA CONSULTAS MÉDICAS GRATUITAS AOS COMBATENTES DA LIBERDADE DA PÁTRIA



13/6/1974 - Bissorã- Cabá Santiago ao meio, à sua esquerda o comandante do PAIGC da zona de Maqué, Joaquim Tó, que veio até Bissorã com um grande grupo de guerrilheiros.


Bissau,20 Abr 16 (ANG) – O Governo, em colaboração com a Missão Militar da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (ECOMIB) e Equipa Medica Chinesa lançou hoje uma campanha de consultas e tratamentos médico gratuitos aos Combatentes da Liberdade de Pátria (CLP). 


A propósito desta iniciativa, o Ministério da Saúde organizou uma cerimonia, presidida pela sua titular, Cadi Seidi que na ocasião agradeceu a presença dos técnicos de saúde do Hospital Militar, de alguns médicos e enfermeiros afectos ao Hospital Simão Mendes que apesar de estarem em greve aceitaram participar na campanha.

A campanha, segundo a ministra, enquadra-se no cumprimento do Plano Estratégico “Terra Ranca” e tem por objectivo minimizar as dificuldades das pessoas que deram as suas vidas para a libertação do país.

A campanha terá duração de três dias e incidirá sobre o tratamento de casos de Oftalmologia, Neurologia, Cirurgia.geral, Ginecologia, Ortopedia, Urologia e Medicina geral.

A governante que lembrou que é da responsabilidade do executivo garantir uma boa saúde ao povo guineense e, particularmente à veteranos da luta armada, indicou que a presente campanha será extensiva às regiões.

Cadi Seidi anunciou a construção de uma farmácia onde os combatentes passarão a adquirir medicamentos à preços acessíveis . 

Na ocasião, um representante dos CLP, Mamadu Sambú mostrou-se satisfeito com a iniciativa e agradeceu os médicos nela envolvidos. 

Mamadu Sambu revelou que vários companheiros seus padecem de graves problemas de saúde mas não conseguem tratar-se , por falta de dinheiro, pelo que exortou ao governo a promover acções desta natureza regularmente. 

ANG/LPG/JAM/SG/Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário