quarta-feira, 27 de abril de 2016

«GUERRA» SARA OCIDENTAL: FRENTE POLISÁRIO ESTÁ A PREPARAR-SE PARA A GUERRA CONTRA MARROCOS

frentepolisario3438



A ameaça foi proferida esta terça-feira, 26 de Abril, pelo comandante da II região militar da Frente Polisário no Sara Ocidental, Mahfoud Zein, à agência de notícias estatal argelina APS.

Segundo Mahfoud Zein “o exército de libertação popular sarauí, que efetuou, sábado passado, manobras militares na região de Aghouinit (territórios controlados pela Frente Polisário) está pronto para enfrentar a ocupação marroquina a todo o momento (…) e dispõe de armas suficientes para afrontar o inimigo marroquino em qualquer situação”.

O estado de alerta e prevenção da Frente Polisário surge após a decisão unilateral de Rabat em reduzir os efetivos políticos e civis da Missão das Nações Unidas para o Sara Ocidental (MINURSO), como retaliação à polémica gerada pela declaração do secretário-geral da ONU quando qualificou a presença marroquina no Sara Ocidental de “ocupação”.

A declaração do comandante militar da Frente Polisário surge também na véspera da reunião do Conselho de Segurança da ONU, prevista para esta quinta-feira, em que deverá decidir pelo prolongamento ou não do mandato da MINURSO que termina a 30 de abril. Um prolongamento que não está a ser aceite por Marrocos e que leva a Frente Polisário a preparar-se para todos os cenários, entre os quais, o reinício das hostilidades.

A 6 de abril a e-GLOBAL já noticiara que a Frente Polisário está a aguardar por decisão do Conselho de Segurança das NU para decidir regresso à luta armada.

Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário