segunda-feira, 18 de abril de 2016

MÉDICOS CHINESES EFECTUAM CONSULTAS E TRATAMENTOS GRATUITOS AOS MILITARES DE QUEBO



Bissau 18 abr 16 (ANG) – Mais de 70 agentes das Forças Armadas do batalhão de Quebo beneficiaram este fim-de-semana de consultas e tratamento médico gratuitos ministrados por uma equipa medica chinesa que se encontra no país.

Segundo uma fonte do Ministério da Defesa, trata-se duma iniciativa do governo realizada e em colaboração com a Republica Popular da China e que visa detectar os grandes problemas sanitários com que se debatem os soldados guineenses nos quartéis .

O Comandante-adjunto do batalhão de Quebo, Midana Djata, elogiou o gesto e reconheceu que aliviou consideravelmente os problemas de saúde de soldados daquela unidade militar no sul do pais

“Muitos dentre nós sofrem de alguma doença que precisa de um tratamento médico especializado, mas isso não era possível devido a falta de meios financeiros.Com a chegada da equipa chinesa muitos desses problemas de saúde foram resolvidas”, afirmou Rui Ferreira Lopes, um dos soldados beneficiários.

Ferreira Lopes exorta ao governo e chefias militares no sentido de reforçarem o centro médico daquela unidade militar com medicamentos e pessoal de saúde.

No final dos trabalhos a assessora da ministra da Defesa para áreas sociais fez um balança positivo das atividades levados a cabo pelos técnicos chineses.


Bunina Correia Mango disse que durante as consultas, a equipa médica ajudou os pacientes no diagnóstico dos seus problemas de saúde e respectivas medicações assim como na sensibilização sobre a gravidade das suas doenças.

“Os pacientes com patologias que precisam de seguimento como é o caso da hipertensão arterial têm que continuar a procurar um centro médico especializado a fim dar seguimento aos seus quadros clínicos”, explicou.

A missão medica chinesa que se encontra no país desde o ano passado conta prosseguir a sua campanha na região Leste da guiné-Bissau nomeadamente em Bafatá e Gabú.

ANG/FGS/SG/Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário