segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

PRESIDENTE DA GUINÉ-BISSAU CONVOCA PARTIDOS E ORGÃOS DE SOBERANIA PARA REUNIÃO TERÇA-FEIRA



O Presidente da Guiné-Bissau reúne-se na terça-feira com os cinco partidos com representação parlamentar e os titulares dos órgãos de soberania na sequência da cimeira de líderes da Africa Ocidental de sábado que analisou a crise no país.

Fonte partidária disse hoje à Lusa que o Presidente José Mário Vaz convidou os líderes dos cinco partidos com assento no Parlamento do pais (PAIGC, PRS, PCD, UM e PND) para uma reunião no palácio da Presidência devendo cada um deles fazer-se acompanhar de dois elementos da direção.

A mesma fonte adiantou que o convite assinala que a reunião deverá ter lugar às 14:00 (mesma hora em Lisboa) e juntará na mesma sala as delegações das cinco formações partidárias.

A reunião tem lugar na "sequência da cimeira de líderes da CEDEAO (Comunidade Económica de Estados da Africa Ocidental) que teve lugar na cidade nigeriana de Abuja no último sábado", lê-se no convite endereçado aos partidos.

Entre outras recomendações, a cimeira de lideres de países da Africa Ocidental, instou o Presidente guineense, José Mário Vaz, a cumprir e fazer cumprir o Acordo de Conacri, instrumento patrocinado pela CEDEAO e com o qual a organização acredita que poderá ajudar a Guiné-Bissau a sair da crise política que dura há mais de ano e meio.

O Acordo de Conacri visa a formação de um governo cujo primeiro-primeiro seria uma figura de consenso e que tenha a confiança do Presidente guineense, no entanto, quatro das cinco formações políticas com assento parlamentar não reconheceram Umaro Sissoco Embaló, chefe do executivo proposto por José Mário Vaz.

Conosaba com a Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário