terça-feira, 24 de janeiro de 2017

PRESIDENTE DA GUINÉ-BISSAU QUER INTERVENÇÃO DO GOVERNO PARA BAIXAR PREÇO DO PESCADO



O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, quer que o governo intervenha no mercado interno para baixar o preço do pescado, para que a população possa consumir mais peixe, disse hoje fonte do gabinete presidencial.

José Mário Vaz visitou hoje o centro de monitorização de navios do Serviço Nacional de Fiscalização e Controle de Atividades de Pesca (Fiscap) e, em conversa com o ministro do setor, Orlando Viegas, transmitiu a sua preocupação sobre o preço do pescado.

"Como se sabe é também preocupação do Presidente alimentar a população, não só com arroz (...) mas com pescado", disse aos jornalistas, Gilda de Pina, diretora do gabinete de José Mário Vaz, que quis com a visita perceber o porquê do preço elevado na Guiné-Bissau.

O Presidente guineense diz que não compreende o facto de o país ter abundantes recursos pesqueiros e o produto ser caro para os bolsos da população.

Dados do Ministério das Pescas indicam que cada guineense consome anualmente cerca de 15 quilos de peixe, quando, para uma boa dieta alimentar, necessitava de cerca do dobro.

Anualmente o país captura cerca de 231 mil toneladas de pescado.

Orlando Viegas e Mário Fambé, coordenador da Fiscap, foram os cicerones de José Mário Vaz e afirmaram ser "uma grande tarefa" controlar 105 mil quilómetros quadrados de zona insular - face a 36 mil quilómetros quadrados de território continental.

Mário Fambé apontou a necessidade de a Fiscap ser equipada com, pelo menos, mais três embarcações de grande porte para controlar melhor a Zona Económica Exclusiva da Guiné-Bissau.

A diretora do gabinete de José Mário Vaz anunciou que o chefe do Estado irá dar continuidade à reunião com os técnicos do setor das pescas para depois formular diretrizes de apoio para superar as carências.

Conosaba/Lusa


Sem comentários:

Enviar um comentário