segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

UDEMU E GOVERNO CELEBRAM 30 DE JANEIRO DIA DO ANIVERSÁRIO DA MORTE DE HEROÍNA “TITINA SILLA”



“Nô Baluriza No Mindjeris, Pabia Mindjeris i Símbolo de Paz Ku Unidade” e “Titina, UDEMU Cana Faci Bôs Mpina Cabeça Nô Ista Firme I Determinadas” são lemas escolhidos pelo ministério da Mulher, Família e Solidariedade Social e a União Democrática das Mulheres da Guiné-Bissau (IDEMU) para a comemoração de 30 de Janeiro, dia da Mulher Guineense.



De recordar que, mulher combatente heroína, Titina Sillá foi abatida pelas balas do colonialismo Português, a 30 de Janeiro de 1973, no rio de Farim, região de Oio, Norte do país, quando ía a Conacry para participar na cerimónia fúnebre de Amílcar Cabral, morto pelos seus companheiros do PAIGC. 


A praça “Titina Silá”, no Jardim do liceu Nacional Kwame Nkrumah em Bissau foi palco das comemorações da efeméride, onde algumas organizações associadas ao UDEMU e Governo também depositaram vários ramos de coroas de flores, em homenagem a valente heroína, Titina Silá, uma das mulheres destacadas nas fileiras do PAIGC, durante a difícil luta armada de libertação nacional contra o jugo da dominação colonial.

Na ocasião, Carlos Alberto de Barros, titular da pasta do ministério da mulher e família social realçou a emancipação da camada feminina, durante o processo da luta para a independência nacional.

Eva Sillá Nandigna, a filha da malograda, pediu a união e dedicação em memória daqueles que deram a vida para a causa nacional.

Gloria Eterna ao Heroína Titina Silá!

Conosaba/Notabanca









Sem comentários:

Enviar um comentário