sexta-feira, 31 de março de 2017

«OPINIÃO» RUI JORGE SEMEDO CRITICA “INGERÊNCIA” DA ACTUAL ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SOBRE ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

O comentador permanente dos assuntos políticos da Rádio Sol Mansi, Rui Jorge Semedo, considera de positivo a chamada de atenção do conselho nacional de comunicação sobre a actuação “preocupante” dos órgãos de comunicação social durante a crise política

Na quarta-feira (29/03) Ladislau Embassa diz estar preocupado com a degradação de informação e com a prestação dos jornalistas e de alguns órgãos de comunicação social neste momento.

Rui Jorge Semedo disse que a chama de atenção deve ser estendida pelo governo e, no entanto, deve haver mudança de comportamento dos órgãos da comunicação social em benefício da população.

“A preocupação do conselho da comunicação social é legítima. Mas, no entanto, é incompleto porque todos nós temos o conhecimento nem todos os órgãos de comunicação tem cumprido o seu papel sobretudo na sensibilização das pessoas”, critica.
Segundo o politólogo por parte dos órgãos da comunicação social públicos e dos decisores públicos que tem registado algumas anomalias. "Temos acompanhado algumas censuras e um certo domínio da actual administração sobre alguns órgãos". 

Rui Jorge Semedo adianta ainda que o conselho de comunicação social deve apontar o dedo a ambas as partes se existem falta de cumprimento das regras. Segundo ele o governo não está a fazer o seu papel relativo a liberdade de imprensa “porque o que acontece neste momento é um pouco preocupante”.

“O acesso a informação é um dos pilares do funcionamento da democracia, então quando ao cidadão é restringia a liberdade de expressão e da informação significa o comprometimento da democracia. Então quando não criar ambiente propício para o diálogo cria-se condições para a crise degenerar-se”, adverte.

Também ouvidos pela RSM, sobre a prestação de serviço nos órgãos de comunicação social neste tempo de crise, os citadinos de Bissau preferem ouvir menos informações ligadas a política e mais informações ligadas a área social.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Iasmine Fernandes com Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário