sexta-feira, 31 de março de 2017

PESCADORES ARTESANAIS PREOCUPADOS COM AUMENTO DE TAXA DE TRANSPORTE


Presidente da Associação Nacional dos Armadores da Pesca Artesanal (ANAPA) denunciou, esta quinta-feira (30/03) o constante aumento das taxas por parte do governo aos pescadores artesanais

A denúncia foi feita por Augusto Djú a margem de abertura da décima Assembleia da ANAPA, onde Djú adianta que o aumento de taxa por parte do governo está a carretar o custo dos pescados, e as principais vítimas serão os consumidores.

Segundo ele a pesca artesanal é um cargo pesado que não devia ficar só nos ombros dos pescadores sendo que cada vez mais o Estado aumenta a taxa de transporte.
“O ministério dos transportes através da capitania dos portos, só este ano houve aumento na ordem de 11 por cento, isto é, saímos de 115.000 francos cfa para 126.000 francos cfa para quem tem cinco marinheiros”, diz.   

Em jeito de resposta a estas preocupações, o representante do ministro das pescas no acto, Amado Djaló, adianta que o papel do governo é de incentivar para o aumento da produção e não na aplicação das taxas, no entanto, exorta os pescadores artesanais a denunciarem qualquer prática de pesca ilegal no país.

“Não podemos aplicar as taxas para impedir agentes de trabalharem. O polo do desenvolvimento da Guiné-Bissau na área de pesca é a pesca artesanal é ele que nos dá vida e o dinheiro. Em todo o sítio que a pesca intervém arrasta todos os outros componentes do desenvolvimento do país”, explica.

O responsável que garante para a breve a reabilitação do centro de pesca de Cacheu (norte do país, que não esta a funcionar há muitos anos) chama atenção de todos na defesa dos recursos pesqueiros para que a FISCAP possa actuar no tempo exacto.

“Dentro de duas semanas vamos entregar uma empresa que vai investir mais de que 3.000.0000 francos cfa na reabilitação da empresa e isso significa que todos os pescadores de Cacheu vão beneficiar dos equipamentos para pescar”, promete     

Pescadores artesanais estão reunidos, em Bissau, na décima assembleia geral da organização.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Braima Siga/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário