segunda-feira, 29 de maio de 2017

JULGAMENTO DO BUBO NA TCHUTO FOI ADIADO 'SINE DIE' POR "AUSÊNCIA DE ALGUNS SUSPEITOS"

Foto/radiosolmansi

O julgamento do contra-almirante Bubo Na Tchuto e de mais 50 suspeitos por alegado envolvimento na tentativa de golpe de Estado na Guiné-Bissau em dezembro de 2011 começou hoje no Tribunal Regional de Bissau.


No final da sessão, fechada ao público, o advogado do antigo chefe da Armada guineense, Joãozinho Vieira Có explicou que a próxima sessão do julgamento foi adiada 'sine die' por "ausência de alguns suspeitos".

"Vão fazer diligências para marcar novas datas", afirmou.

A acusação de tentativa de golpe de Estado foi feita pelo Estado-Maior General das Forças Armadas guineense.

Nas declarações aos jornalistas, no final da sessão, o advogado afirmou também que o cliente está de "consciência tranquila".

"Quem não deve, não teme. Sempre foi um homem do povo", salientou.

Bubo Na Tchuto regressou em outubro de 2016 à Guiné-Bissau, depois de ter estado cerca de quatro anos detido nos Estados Unidos por tráfico de droga.

Bubo Na Tchuto foi detido a 04 de abril de 2013, em águas internacionais ao largo de Cabo Verde, numa operação de combate ao tráfico de droga liderada pelo Departamento Antidroga dos Estados Unidos (DEA).

Na sequência da alegada tentativa de golpe de Estado em dezembro 2011, as autoridades guineenses qualificaram o ato como "inventona".

O termo é comummente utilizado em Bissau para referir falsas acusações de tentativa de golpe de Estado.

Conosaba/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário