sexta-feira, 26 de maio de 2017

«CRISE POLÍTICA» G-5 APELA CHEFE DE ESTADO PARA RELANÇAR DIÁLOGO EM BUSCA DA SOLUÇÃO


Bissau, 26 Mai 17 (ANG) – O grupo dos cinco partidos políticos denominado (G-5)) apelou esta sexta-feira ao Presidente da República para relançar o diálogo em busca de uma solução de consenso para o bem do país.

O apelo vem expressa num comunicado à imprensa enviado à ANG, no qual o grupo critica que as últimas declarações proferidas pelo Chefe de Estado, no passado dia 18 do mês em curso, constitui uma afronta à inteligência dos guineenses,e desemboca numa grave violação da lei magna do país.

Segundo o documento subscrito pelos partidos: Aliança Socialista Guineense (ASG), Movimento Democrático Guineense (MDG), Partido Africano para a Liberdade, Organização e Progresso (PALOP, José Mário Vaz está a impor uma solução governativa, comprovadamente fora do quadro do Acordo de Conacri e contra o disposto na constituição, invocando o direito de fazer guerra aos seus inimigos políticos.

“Essa vontade do Presidente da República, incorre na subversão da ordem constitucional, aliás na prática, constitui o crime de alteração de Estado de Direito”, refere o comunicado.

O G-5 afirmou que a posição de Mário Vaz põe em causa a sua legitimidade, na justa medida em que, pelo exercício que faz das suas funções, se tornou digno do poder que lhe foi conferido para defender a constituição, as leis e garantir o normal funcionamento das instituições e assegurar a governabilidade do país e a prossecução do interesse colectivo.
O G-5 saudou à comunidade internacional, em especial a CEDEAO e ao P5 pelo papel que têm vindo a desempenharem.

Aconselha-os a se manterem atentos e mais interventivos, para pôr cobro à violência presidencial e evitar a militarização do conflito. 

Conosaba/ANG/JD/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário