segunda-feira, 22 de maio de 2017

PRESIDENCIAIS ANGOLA: TRIBUNAL DÁ A CONHECER AS LISTAS DE CANDIDATOS ÀS ELEIÇÕES GERAIS DE 23 DE AGOSTO



O Jornal de Angola faz manchete esta segunda-feira com a divulgação das listas de candidatos às Eleições Gerais de 23 de agosto, pelo Tribunal Constitucional.

No partido do poder, o MPLA, lidera a lista o atual ministro da Defesa João Lourenço, e a candidatar-se à vice-presidência, o atual ministro da Administração do Território, Bornito de Sousa. A seguir a Bornito de Sousa, conta o nome Fernando da Piedade Dias dos Santos, António Paulo Kassoma, Luzia Inglês Van-Dúnem, Roberto de Almeida, Joana Lina Ramos Baptista, António Pitra Neto, Julião Mateus Paulo “Dino Matross” e Ana Dias Lourenço, avança o mesmo jornal.

Relativamente ao maior partido da oposição, a UNITA, está confirmado como candidato à presidência Isaías Samakuva e à vice-presidência, Raul Danda, ocupando o primeiro e o segundo lugares. O jornal avança mais cinco nomes, por ordem, que integram a lista da UNITA: o secretário-geral do partido, Franco Marcolino Nhany, a presidente da LIMA (Liga da Mulher Angolana), Helena Bonguela, Regina Eduardo Txipoia, e Rafael Massanga Savimbi e o presidente do grupo parlamentar da UNITA, Adalberto Costa Júnior, em sétimo lugar. O Jornal de Angola dá ainda destaque à mais recente confirmação do candidato a deputado pela UNITA, o advogado Manuel David Mendes e acrescenta ainda que este se apresenta na lista “acima de figuras de proa da UNITA”.

A terceira força política da oposição, a coligação eleitoral CASA-CE, tem como candidato a próximo Presidente da República, o líder do partido Abel Chivukuvuku. O nome que consta da lista em segundo lugar, na candidatura à vice-presidência é André Gaspar Mendes de Carvalho. O jornal revela outros nomes, e são eles, por ordem, Cesinanda de Kerlan Xavier, em terceiro lugar, seguindo-se Manuel Fernandes, Fele António, Alexandre Sebastião André, Sikonda Lulendo Alexandre, Lindo Bernardo Tito, Maria Vitória Ferreira Chivukuvuku e Leonel José Gomes. O presidente do Bloco Democrático, que aderiu à coligação para a corrida às eleições, Justino Pinto de Andrade, encontra-se na 11ª posição da lista.

O Partido de Renovação Social (PRS) vai realizar o congresso no final deste mês, pelo que só nessa altura se vai eleger o sucessor de Eduardo Kuangana, sendo que os três nomes candidatos à sucessão são Sapalo António, Benedito Daniel e João Baptista Ngandajina. Assim, a lista do PRS divulgada pelo Tribunal Constitucional apresenta Eduardo Cuangana como primeiro nome, seguindo-se por ordem José Carlos Ilenga, Adriana Chitula Sapisso, Manuel Muxito, Benedito Daniel, João Baptista Ngandajino e Sapalo António.

Relativamente à APN (Aliança Patriótica Nacional), o cabeça de lista do partido, Quintino António Moreira, é o candidato à presidência e em segundo lugar apresenta-se Marques José Canga.

O candidato à presidência pelo FNLA é Lucas Ngonda e o candidato à vice-presidência é Pedro Mucombe Dala, secretário-geral da FNLA. A FNLA só apresentou listas de candidatos a deputados, a nível provincial, para o Bengo, Huambo e Luanda, sublinha o mesmo órgão de comunicação.

Conosaba do Porto/© e-Global Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário