sexta-feira, 30 de junho de 2017

«CONSUMO DE DJAMBACATAM» WANEP-GB JUNTA JOVENS PARA DEBATER CONSEQUÊNCIAS DO CONSUMO DE DROGA



No quadro da celebração de dia internacional de luta contra consumo e tráfico de droga “dia 26 de Junho” a WANEP-GB, realizou, esta sexta-feira, um encontro com os jovens de diferentes organizações juvenis de Bissau, para debaterem as consequências de seu consumo.

A cerimónia de abertura deste ato foi presidida pelo representante do ministro da juventude, Nquitcha Na Obna, que afirma que a questão de droga merece a preocupação da instituição que representa.

«Sentimos que este é um assunto que nos preocupa. Enquanto pessoas ligada a juventude, queremos deixar um conselho para que este trabalho não se limite só aqui no Sector Autónomo de Bissau devia ser alargado à comunidade e aos jovens das outras regiões do país, que também devem saber que é uma prática ilícita que todos aderem para se enriquecer e que também perturba socialmente e diminui grandemente a capacidade dos jovens em progredir as suas acções de desenvolvimento» avisa este representante.

Gueri Gomes Lopes, secretário executivo da WANEP-GB, disse que acção que foi realizada é especificamente destinada aos jovens.

«Esta é uma acção em particular aos jovens. Quando se fala do consumo e tráfico de droga nos diferentes níveis, acabam por envolver os jovens, por isso entendemos por bem que devemos trabalhar com a juventude que eles possam perceber as consequências do consumo desta substância e contribuam em desenhar as estratégias como jovens a contribuir na luta contra o tráfico de droga” explica Gueri Gomes.

A ONU criou o dia internacional que marca a luta contra as drogas em ocasião do 26 de Junho de 1987, quando fora implementada a primeira conferência internacional sobre abuso e o tráfico de droga.

O objectivo da criação da data é de conscientizar sociedade e governos sobre a importância de debater e propor soluções contra o comércio e o uso das drogas, seja por questões de saúde pública como para reverter as ameaças que a droga representa, estando directamente ligadas ao crime organizado internacional e ao terrorismo.

Este ano 2017, o tema é, escute primeiro-escutar crianças e jovens, é o primeiro passo para ajudá-las a crescer saudáveis e seguras.

Por: Anézia Tavares Gomes/radiosolmansi com Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário