terça-feira, 11 de julho de 2017

ACADEMIA UBUNTU LANÇA MODELO DE LIDERANÇA SERVIDORA


O presidente do Instituto Padre António Vieira (IPAV) disse acreditar que a Guiné-Bissau é capaz de ser um exemplo para o mundo a partir da capacidade de gerir a diversidade politica.

Rui Marques falava a margem de um fórum intitulado “ liderança servidora, liderar como Mandela” organizado esta terça-feira (11 de Julho) pela academia UBUNTU.

«Mandela inspira-se muito na ideia do UBUNTO, “que significa que sou porque tu és”, portanto, acredito que a Guiné-Bissau e os guineenses são capazes de ser também como foram os sul-africanos com Mandela, um exemplo para o mundo a partir da capacidade de gerir as diversidades étnica, politica e religiosa como uma força e não como motivo de fractura e de conflito. Tenho muita esperança que as dificuldades que a Guiné-Bissau vem vivendo possam ser ultrapassadas e serão tanto mais facilmente ultrapassadas quanto mais os lideres guineenses possam ser como Mandela».

Por outro lado, considerou que Mandela como um líder com grandes desafios conseguiu construir uma nação arco-íris, para depois considera-lo como um dos homens mais inspirador do seculo XX para toda a humanidade.

Entretanto, os participantes do fórum foram unanimes em afirmar que a liderança aplicada por Mandela pode ser igualmente aplicada no país, tendo posteriormente sublinhado que a luta de Mandela é uma luta para o progresso, o que segundo eles “ são visões que faltam aos políticos guineenses”

De referir que durante todo dia de hoje, será apresentado e discutido o modelo de liderança de Mandela.

Por: Nautaran Marcos Có/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário