sábado, 1 de julho de 2017

GUINÉ-BISSAU: GOVERNO E UE MANIFESTAM DIVERGÊNCIAS RONDA NEGOCIAL SOBRE PESCAS



Bissau - A quarta ronda de negociações do acordo de pescas entre a União Europeia e a Guiné-Bissau foi marcada por divergências sobre a contrapartida financeira europeia, disse hoje a fonte europeia à LUSA.

No entanto, segundo a mesma fonte, as duas partes manifestaram a vontade de regressar em breve às negociações, de modo a ultrapassar questões financeiras e técnicas que permitam a entrada em vigor do acordo, em Novembro de 2017.

A contrapartida financeira que a União Europeia (UE) paga para os seus navios, nomeadamente portugueses, pescar nas águas guineenses é a principal divergência, salientou a fonte europeia.

Bruxelas contribui com 9,5 milhões de euros anuais (os acordos são renegociados a cada quatro anos) e Bissau quer ver essa verba aumentada.

A Comissão Europeia quer que a contribuição financeira seja baseada numa avaliação séria e mais realista dos preços e modalidades.

Segundo a mesma fonte, falta o acordo para aplicar um sistema de quotas de pesca, tendo Bruxelas declarado a sua disponibilidade para ajudar a Guiné-Bissau a nível técnico, no sistema electrónico de controlo das capturas.

No entanto, a UE considera que o Sistema de quotas proposto pela Guiné colocaria um peso desproporcional sobre a frota da UE, o que tornaria suas actividades economicamente inviáveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário