sábado, 1 de julho de 2017

MNE PORTUGUÊS APELA A BISSAU QUE REVERTA SUSPENSÃO DA ATIVIDADE DA RTP E RDP NO PAÍS


O ministro dos Negócios Estrangeiros português apelou hoje ao governo guineense que reverta a suspensão da atividade da RTP e RDP no país, avisando que essa decisão cria uma situação "muito problemática" na relação bilateral.

"Revertam o mais depressa possível essa decisão. A manter-se [a decisão de suspender a RDP e RTP em Bissau] criará uma situação que será muito mas muito problemática do ponto de vista do relacionamento entre os dois países", disse Augusto Santos Silva hoje no Porto, à margem de uma visita à Fundação Serralves.

"Julgo que o bom senso acabará por imperar", considerou o ministro português, que acusou o Governo guineense de promover um "atentado à liberdade de imprensa" com esta decisão unilateral.

O governo de Bissau justificou a decisão com o facto de não ter recebido qualquer resposta ao pedido de revisão do protocolo de cooperação na área da comunicação social entre os dois países, algo que o governante português nega.

"Recebemos no passado dia 07 de junho uma proposta de revisão do protocolo na área da comunicação social", que foi dirigido ao Ministério da Cultura português, explicou Augusto Santos Silva.

"Essa proposta foi reencaminhada para a RTP, empresa pública, para que ela desse o seu parecer e, do nosso ponto de vista, os trabalhos necessários [para iniciar a renegociação] estão em curso. Ao contrário do que ouvi dizer ao senhor ministro da Comunicação Social da Guiné-Bissau, o ministro da Cultura [português] respondeu à carta" da Guiné-Bissau, disse Santos Silva.

"Mas mesmo que houvesse questões a tratar" - disse o ministro português - isso "em nada justificaria uma decisão destas que atenta contra a liberdade de expressão e atenta contra a liberdade de imprensa e atenta contra o próprio direito dos cidadãos Guiné-Bissau à informação".

Conosaba/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário