sábado, 12 de agosto de 2017

CONSELHO ISLÂMICO DA GUINÉ NÃO QUER RETIRAR CRIANÇAS TALIBÉS DAS RUAS



O porta-voz do Conselho Nacional Islâmico (CNI) da Guiné-Bissau, Siradjo Bary, disse hoje que a sua organização é contra a medida anunciada pelo primeiro-ministro de retirar das ruas e enviar para um centro crianças talibés

Em declarações à rádio Capital FM de Bissau, o dirigente do CNI disse que a sua organização considera "estranha" a medida anunciada pelo primeiro-ministro, Umaro Sissoco Embaló, de retirar crianças talibés das ruas e mandá-las para as ilhas, no arquipélago dos Bijagós.

"Para nós é estranho ouvir que há uma ordem para prender e mandar as crianças talibés para as ilhas", declarou Siradjo Bary, sublinhando ser normal que os jovens talibés peçam esmolas, sob orientação dos seus mestres.

O talibé é um adolescente ou jovem muçulmano sob o cuidado de um mestre que o ensina o Corão, o mais importante livro da religião islâmica. Durante esse processo muitos aparecem a pedir esmolas pelas ruas de cidades guineenses e de países vizinhos para onde são mandadas pelos pais.

O próprio Siradjo Bary disse ter servido o seu mestre corânico no Senegal, para onde foi estudar a religião, mas nos campos de lavoura.

Na Guiné-Bissau, explicou, os mestres corânicos, por não terem campos e lavoura, mandam os seus alunos pedir esmola.

"É normal que uma criança em aprendizagem trabalhe para o seu mestre", no campo ou pedindo esmola, sublinhou o porta-voz do CNI, notando ainda não ser crime pedir esmola.

"Isso não constitui crime nenhum, quem quiser oferecer algo às crianças oferece, quem não quiser não lhes dá nada. Não estão a roubar nada de ninguém", observou Siradjo Bary.

O CNI reuniu-se já com o ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Soares Sambú, na ausência do primeiro-ministro, que se encontra fora do país, em visita privada.

Assim que Umaro Sissoco Embaló chegar ao país o CNI será recebido em audiência para esclarecer a questão, afirmou Siradjo Bary.

O Conselho Islâmico da Guiné-Bissau aprova que se retire as crianças das ruas, mas que sejam colocadas num lugar onde poderão apreender a religião de forma organizada, assinalou Siradjo Bary.

O primeiro-ministro guineense esclareceu quinta-feira que não pretende mandar prender crianças, mas retirá-las das ruas, porque mendigar esmola não faz parte do ensino do Corão.

Conosaba/noticiasaominuto

Sem comentários:

Enviar um comentário