sexta-feira, 11 de agosto de 2017

PM ESCLARECE QUE NÃO QUER PRENDER CRIANÇAS, MAS COLOCÁ-LAS NUM CENTRO


O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, esclareceu hoje que não pretende mandar prender crianças talibés, mas retirá-las das ruas do país e mandá-las para um centro onde terão educação cuidada.



De partida para uma visita privada a Marrocos, Itália e Grécia, o chefe do governo guineense esclareceu não ser sua intenção prender crianças talibés (muçulmanos que pedem esmolas pelas ruas do país) mas cuidar da sua formação «para o futuro do país».


Sissoco Embaló afirmou, contudo, não estar a voltar atrás na sua posição e disse ainda estar a reforçar a sua determinação de mandar para um centro qualquer criança talibé apanhada nas ruas do país a mendigar.

«Vou repetir, já dei ordens ao ministro do Interior, qualquer criança talibé apanhada na rua, já temos um sítio para a colocar, não vai para nenhuma prisão. Já que os pais não têm condições de a ter, o Estado tem obrigação com essas crianças, são futuros quadros deste país», frisou o primeiro-ministro guineense.

Sissoco Embaló disse ser inegociável a sua determinação de querer retirar das ruas crianças, que realçou serem elementos da sua comunidade, os Fulas, e da sua religião, os muçulmanos.

«Quando és membro de uma comunidade e vês que estão a adiar o futuro da mesma tens que reagir», enalteceu, para reforçar que vai «endurecer a posição» contra os pais e encarregados de educação de crianças talibés.

«Vou endurecer a posição, uma criança talibé, em qualquer parte do país, a pedir esmola, já temos um lugar para a colocar», avisou o líder do governo guineense que pediu que se afaste a política desta questão.

Aos críticos que, disse, evocam os direitos das crianças, perguntou se mandar crianças para as ruas não é violar os seus direitos e lembrou-lhes ainda que não podem gostar mais dessas crianças do que ele, que é membro da sua comunidade.

«Como disse, são crianças da minha comunidade e da minha religião, pelo que assumo essa questão», declarou Umaro Sissoco Embaló.

//Abola
Conosaba/http://faladepapagaio.blogspot.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário