terça-feira, 8 de agosto de 2017

«PROMOÇÕES NA POP» GOVERNO DA GUINÉ-BISSAU PROMOVE OFICIAIS SUPERIORES DAS FORÇAS E SERVIÇOS DO MINISTRO DO INTERIOR


Bissau, 08 Ago 17 (ANG) – Pelo menos nove oficiais superiores das Forcas e Serviços afectos ao Ministério do Interior foram segunda-feira promovidos, numa cerimónia presidida pelo Primeiro-ministro, Umaro Sissoco Embaló.

Trata-se de Paulino Dias, Ana Camará e Mussa Seide que a partir de agora passam a ostentar a patente de primeiro Superintendente da Policia de Ordem Publica; Samuel Fernandes, Mutaro Embaló, Anselmo da Silva, Alssau Sambu, Serafim Serifo Embaló e Amadu Djaló são agora Tenentes-coronéis, da Guarda Nacional, da Protecção Civil e Bombeiros e dos Serviços da Informação e Segurança, respectivamente.

O acto visa também assinalar, ainda que de forma simbólica, o inicio das promoções que serão efectuadas ao nível de todo o território nacional, à todos os efectivos ligados às forcas de Defesa e Segurança da Guiné-Bissau, afirmou o mestre da cerimónia, o Tenente-coronel, Marcolino Alves.

O chefe do executivo guineense disse que a Reforma que se apregoa não visa apenas reunir e mandar para casa um grupo de pessoas, mas que, fundamentalmente, se insere na mudança e renovação dos efectivos deste sector da vida nacional.

“Hoje sinto que estou a implementar várias reformas”, disse Sissoco Embaló referindo-se concretamente à mudança na nomenclatura de patentes dos polícias em relação a dos militares. 

Por exemplo, um Brigadeiro-General das Forcas Armadas é equiparado ao Superintendente da Policia, enquanto que um Coronel corresponde a um primeiro Superintendente. 

O Primeiro-ministro esclareceu que as restantes patentes para a graduação chegarão na próxima sexta-feira, para que a cerimónia chegue às regiões.

O chefe do governo exortou aos cidadãos a respeitarem as forcas de ordem no desempenho das suas funções, mas, antes disso, instou aos polícias a actuarem sempre com base no respeito e na observância dos direitos consagrados na Constituição da República.

“Elementos das Forcas de Autoridades perdem credibilidade quando andam a mendigar gorjetas”, advertiu Umaro Sissoco Embalo que ilustra assim alguns dos comportamentos que os agentes devem evitar.

O chefe do executivo aproveitou a ocasião para recomendar aos agentes de trânsito a redução dos engarrafamentos que se verificam em horas de pontas nos cruzamentos da avenida principal.

“Por vezes, são os próprios agentes que causam estes transtornos, quando ordenam a paragem de várias viaturas ao mesmo tempo. O curioso é que quando os agentes não estão lá o trânsito flui de forma natural”, disse prometendo recolocar os semáforos. 

Conosaba/ANG/JAM/SG




Sem comentários:

Enviar um comentário