sexta-feira, 13 de outubro de 2017

BOTCHE CANDÉ PROMOVE TRABALHOS DE REMOÇÃO DE LIXOS NO BAIRRO DE CUNTUM


Bissau, 13 Out 17 (ANG) - O Ministro do interior e elementos ligados a suainstituição procederam quinta-feira a remoção de toneladas de lixos amontoados no bairro de Cuntum junto ao Estádio de futebol “Nelson”, concretamente atrás do ex-hospital militar “3 de Agosto”, em Bissau.

Na ocasião, Botche Candé explicou que o acto realizou-se na sequência de um pedido formulado neste sentido há mais de um ano pelos moradores locais que se manifestaram impotentes perante aquele amontoado de detritos que os próprios acumularam durante cinco anos.

“O mais grave é que o lixo se assenta no tubo de canalização de água potável que abastece o bairro de Cuntum”, salientou o governante tendo lembrando que tal situação punha em risco a saúde dos habitantes locais.

O ministro teceu duras críticas aos deputados eleitos naquele círculo eleitoral, concretamente os do PAIGC por, segundo disse, terão abandonado a população à sua sorte diante desta grave ameaça à saúde pública, lembrando-lhes que no futuro irão precisar desta mesma para serem reeleitos.

“O trabalho de um deputado é de ir ao encontro dos anseios e preocupações dos seus eleitores. Preocupar-se com mulheres grávidas e lactantes e ainda com os doentes no seio da população da localidade da qual fora eleito e não passar o tempo a insultar e criticar o Presidente da República”, considerou Candé.

“Se continuarem com esta postura de distanciamento em relação aos seus eleitores, correm o risco de sofrer uma derrota nas próximas eleições legislativas”, advertiu o Ministro que, no entanto, pós de lado este cenário em relação ao PAIGC.

“Contudo, o PAIGC não irá para oposição no próximo escrutínio”, proclamou acrescentando que vai prosseguir com acções desta natureza junto as populações para garantir a vitória ao partido libertador.

Entretanto, o governante advertiu que concluído que foi o trabalho da limpeza irá proporcionar os meios necessários para a vedação do referido lugar e colocar agentes de segurança para garantir que a população não volte a deitar resíduos naquele espaço.

Para este trabalho foram aloucados 12 camiões basculantes e três tractores, avançou ainda o Ministro que destacou ter mobilizado efectivos da polícia, da guarda nacional, dos serviços de segurança de Estado e da Migração e Fronteiras para este trabalho.

Falando em nome da população local, Francolino Correia agradeceu ao ministro por ter respondido o pedido da população e contribuído para a promoção de saúde naquele bairro periférico da capital.
Este músico vulgarmente conhecido por Fran Bedin louvou a promessa deixada pelo ministro de vedar o local e colocar agente de segurança para pôr termo o hábito da população de ditar lixo naquele espaço.

O trabalho de remoção de lixo terminou com um almoço de confraternização oferecido por Botche Candé no qual participaram a população local.

Conosaba/ANG/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário