terça-feira, 10 de outubro de 2017

CIFAP PROMOVE ACÇÕES PARA DIMINUIR NÍVEL DO DESEMPREGO NO PAÍS



O Centro de Instrução e Formação Artesanal Profissional (CIFAP) Guiné-Bissau promoveu, esta segunda-feira (09), a 5ª edição de “Portas Abertas”, uma actividade de divulgação das oportunidades de formação técnico profissional e suas vantagens

A Iniciativa enquadra-se no âmbito projecto “Bo fia bo Pudi (Acreditem, vocês podem, em tradução livre), ” co-financiada pela União Europeia, coordenada pela Congregação dos Josefinos Murialdo, em parceria com ENGIM e Mani-tese e tem como objectivo de diminuir o nível do desemprego no país contribuindo para a criação do trabalho.

A ocasião serviu, para o director-geral do Emprego, Fernando Gomes, advertir que o ministério já tem em manga um projecto juvenil e de mulheres para ajudar os jovens no emprego mas inda aguarda o aval do ministro das finanças para a sua implementação.

Jason David assessor do director-geral do INAFROR pede que a formação técnica seja baseada na competência que permita o profissional tem mais qualificação para poder desempenhar tarefa a nível técnica.

Para, o Director do CIFAP, padre John Odurukwe, é preciso melhorar as sinergias entre a formação profissional e o mercado de trabalho uma vez que a cada ano sai cerca 200 estudantes com a média de 50 jovens que conseguem.

O CIFAP, fundado pela Congregação dos Josefinos de São Leonardo Murialdo, está presente no país desde 1984 e é um estabelecimento do ensino secundário, da diocese de Bissau, legalmente reconhecida pelo Ministério da Educação Nacional que se destina a formação profissional, tendo em base as tecnologias que possam servir a população sobretudo a camada mais jovem.

O Centro de Instrução e Formação Artesanal Profissional (CIFAP) continua a formar os jovens nas diferentes áreas: Construção Civil, Mecânica, Electricidade, Contabilidade Canalização, Auto CAP, Informática e Serralharia.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Marcelino Iambi/radiosolmansi com Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário