quinta-feira, 5 de outubro de 2017

GUINÉ-BISSAU: ONU QUER QUE POLÍTICOS EXPRESSEM LIVREMENTE SUAS DIFERENÇAS



Representantes de nove partidos terminam esta quinta-feira capacitação apoiada pelo Escritório das Nações Unidas; ONU promove reforço de capacidades das formações políticas guineenses.

O Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau, Uniogbis, pretende que políticos do país se expressem mais livremente sobre as suas diferenças sem que tal leve a conflito.

A Unidade de Informação Pública da Uniogbis termina esta quinta-feira a capacitação de mais de 100 dirigentes e responsáveis de nove formações políticas guineenses na matéria de comunicação.

Discurso

Falando à ONU News, em Bissau, a responsável de Informação Pública da Uniogbis, Júlia Alhinho, explicou como o discurso político pode ser usado para promover a paz.

"Esperamos que os participantes se sintam mais a vontade em falar uns com os outros sobre as diferenças politica sem que isso possa levar a um conflito. Esperamos também para que nos próximos exercícios democráticos eles possam interpretar as preocupações das pessoas e transmitir o que pretendem para a Guiné-Bissau."

Ética e Deontologia

Alhinho recomendou ainda que a política seja feita no sentido mais ético da profissão e que as visões partidárias sejam comunicadas também de forma ética. Ela apelou ao respeito das regras, da deontologia e da ética dos exercícios, tanto da política, como da comunicação são essenciais para promover a paz.

"Se os políticos fizerem política no sentido mais nobre da palavra que é tomada de decisões em nome do povo e em constante comunicação com o povo, politica que tenha em vista o bem comum, respeitarem a independência dos media então por si só já vão comunicar para a paz e para o desenvolvimento sustentável".

Interesse público

A iniciativa está alinhada a resolução 2343 do Conselho de Segurança da ONU e visa dotar os políticos de instrumentos sobre como transmitir aos eleitores e aos órgãos de comunicação social os programas e posições.

O principio orientador deve ser a promoção da paz e o desenvolvimento sustentáveis, segundo a Uniogbis.

O seminário acontece numa altura em que o país enfrenta a crise política pelo segundo ano, após a demissão pelo presidente da República do governo liderado pelo então primeiro-ministro Domingos Simões Pereira, presidente do Paigc, partido vencedor das últimas eleições legislativas.

Amatijane Candé, de Bissau para a ONU News./


Sem comentários:

Enviar um comentário