sexta-feira, 6 de outubro de 2017

IMBRÓGLIO NO AEROPORTO DE BISSAU PROVOCA SUSPENSÃO DE 28 FUNCIONÁRIOS ALGEMADOS

Com o efeito imediato desde 29 de setembro, o Ministro do Interior Botche Candé ordenou a suspensão de 28 funcionários afetos a diferentes serviços do Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira.



A medida atingiu tanto os funcionários que nesta data estavam de folgas, assim como os que se encontravam de serviço, passando pelos efetivos da Direção-geral de Migração e Fronteiras, bem como da Direção-geral de Serviços de Informação de Estado. 


De acordo com fonte da e-Global, o motivo da suspensão surgiu após um incidente durante o embarque em Bissau de dois empresários de nacionalidade senegalesa no voo da TAP número TP1476, de 28 de Setembro 2017, com destino a Lisboa, supostamente em posse de passaportes senegaleses e vistos falsos. 

No momento de verificação dos passageiros junto a escada do avião, os agentes do Serviço de Migração de Fronteiras (SEF) de Portugal, comunicaram que os referidos passageiros tinham vistos e passaportes falsos, obrigando a retirada dos mesmos do aparelho. 
Os suspeitos foram algemados e transportados num veículo afeto ao Secretário de Estado da Ordem Pública Francisco Malam N’dur Djata, tendo os conduzidos para interrogatórios no Departamento de Informação Policial e Investigação Criminal (DIPIC), junto à 2ª Esquadra em Bissau.
Segundo a mesma fonte, as primeiras investigações concluíram que os documentos dos dois empresários não tinham qualquer irregularidade, conforme referiu uma fonte junto do Oficial Ligação de Espanha na Direção-geral de Migração e Fronteiras em Bissau e a Embaixada de França em Dakar, onde os vistos foram emitidos. Diz e-Global.  

Após o incidente, o Diretor-geral Adjunto de Serviços de Migração e Fronteiras da Guiné-Bissau Mamadi Cassamá, pediu desculpas as pessoas afetadas com as medidas do ministro, tendo os apelados ao regresso ao trabalho, pois se tratara de um malentendido entre SEF e as autoridades nacionais. Por outro lado, a mesma fonte informou que os cidadãos em causa já tinham estado de passagem por Bissau, com destino a França, a 19 de Setembro e de regressado a 21 do mesmo mês, com os mesmos documentos que na altura foram validados pela primeira equipa de SEF em serviço nesta data. Diz e-Global.

Contactado pela e-Global, uma fonte do DIPIC confirmou que os empresários já foram libertados, contudo os seus passaportes ainda se encontram retidos pelas autoridades que confirrmaram igualmente que todos os documentos são legais. A mesma fonte indicou que o embaixador do Senegal na Guiné- Bissau já foi notificado para informar os seus cidadãos para recuperarem os documentos, mas o diplomata remeteu o andamento do processo com o regresso do Ministro do Interior ao país, que se encontra há mais de uma semana em Portugal.

ConosabaNotabanca;

Sem comentários:

Enviar um comentário