quinta-feira, 5 de outubro de 2017

RÁDIO SOL MANSI ASSINA ACORDO DE PARCERIA PARA REDUÇÃO DA MORTALIDADE MATERNA

A Organização Não-Governamental (ONG) “VIDA” e a direcção regional de saúde do Sector Autónomo de Bissau assinaram, esta quarta-feira (04/10), acordo de parceria com a estação emissora Radio Sol Mansi (RSM) para campanha de comunicação na matéria de saúde
A parceria insere-se no âmbito do projecto estratégia de aceleração da redução de mortalidade materna, neonatal e infanto-juvenil na Guiné-Bissau.
A ocasião serviu para Abibo Cumbassa, director regional da saúde, afirmar que o Sector Autónomo de Bissau regista, actualmente, um número “muito alto” de mortalidade materna infantil.
Entretanto, a nível do país, os dados apontam que a mortalidade materna ronda cerca 900 por cada 100 mil nascidos vivos e a mortalidade infantil está em 86% porcento em cada 1000 nascidos vivos, uma tendência que o director regional da saúde prevê inverter dentro de pouco com o “importante papel que a RSM vai proporcionar neste sentido”.
“Mais de 80 por cento das doenças aparecem nas comunidades e as pessoas ficam lá até complicarem antes de irem ao hospital”, explica.
Casimiro Jorge Cajucam, director da RSM, em declarações, após a assinatura do acordo, diz estar satisfeito com a parceria porque, a partida, a Radio Sol Mansi vai poder dar a sua contribuição para a redução da mortalidade materno infantil porque “isto faz parte das nossas preocupações e do nosso objectivo que é estar ao lado das pessoas mais fracas”.
“Estou orgulhoso pela confiança que as pessoas têm na RSM e demonstra que estamos a ser reconhecidas pelo trabalho feito em prol do desenvolvimento da Guiné-Bissau e em particular às pessoas mais carenciadas”, enaltece.
Helena Areal, representante da ONG VIDA na Guiné-Bissau, diz que o projecto também contribui na operacionalização de uma rede de 1101 agentes de saúde comutaria que receberam formação de 21 dias e que já estão aptos para segurem os seus agregados familiares.
Com a assinatura do acordo de parceria com Radio Sol Mansi o projecto pretende implementar, nesta primeira face entre Outubro e Fevereiro de 2018, actividades de informação, sensibilização e animação comunitária para conseguir um maior envolvimento e mobilização das estruturas locais na promoção da saúde pública.


Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos /radiosolmnsi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário