terça-feira, 7 de novembro de 2017

Nuno Nabiam: “NUNCA RECEBI NADA DE SISSOCO EMBALÓ PARA CONSTRUIR A MINHA CASA E NEM PARA MINHA CAMPANHA ELEITORAL”


O presidente da Assembleia de Povo Unido – Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), Nuno Nabian negou ter recebido dinheiro da parte de atual primeiro-ministro, General Umaro Sissoco Embaló, para a construção da sua casa e muito menos para apoiar a sua campanha eleitoral em 2014.

Nabiam que concorreu as últimas eleições presidenciais como candidato independente, reagia assim esta terça-feira, 7 de Novembro 2017, às acusações de Umaro Sissoco Embaló, que alega o ter apoiado financeiramente na campanha eleitoral com cinco milhões de dólares norte-americanos.

Num encontro com jornalistas, Nabian confirmou a denúncia em como o Primeiro-ministro guineense, Umaro Sissoco Embaló, esteja fortemente ligado a atos de terrorismo em África e no mundo.

Segundo o líder dos apuanos, informações indicam que números de telefone (com indicativos do Senegal e da Guiné-Bissau) foram encontrados no telefone de um terrorista morto num dos países vizinhos e depois de feitas diligências pelas agências de combate a crime organizado, o Chefe de Estado guineense fora aconselhado a não nomear Sissoco como Primeiro-ministro, mas recusou, ocultando documentos e relatórios que provam o envolvimento deste em atos de terrorismo com os fundamentalistas Islâmicos.

“A nossa preocupação é no sentido de acautelar as pessoas de que o nome de Sissoco Embaló está fortemente conetado com terrorismo internacional e JOMAV deve cuidar-se dos eventuais problemas que poderão advir de comportamentos de Sissoco, porque qualquer ato de terrorismo na Guiné-Bissau, primeiros responsáveis serão José Mário Vaz e o seu Primeiro-ministro, Umaro Sissoco Embaló”, alerta.

O político refutou igualmente as declarações de Umaro Sissoco Embaló que alega lhe terá oferecido cinco milhões de dólares para a campanha eleitoral e que terá usado para construção da sua casa. Em relação à alegação do Primeiro Ministro em como a oposição de líderes de APU e PAIGC contra o Presidente da República esteja ligada ao facto deste último ter entregue o poder a Balantas e Fulas, Nabian disse que a mesma não corresponde a verdade.

Nuno Nabian disse que aceitou entrar na política por questão de seriedade em prol do bem-estar do povo e não para brincadeira.

“Nunca recebi nada de Sissoco Embaló para construir a minha casa nem me ajudou a mobilizar fundos para suportar a minha campanha eleitoral em 2014, tudo que disse a meu respeito é pura mentira porque ele não faz a ideia de onde saiu dinheiro para a minha campanha eleitoral”, afirma, reconhecendo, contudo, que único apoio que recebeu de Umaro Sissoco Embaló foi quando queria transportar de Marrocos para Bissau os materiais eleitorais que distribuiu aos seus apoiantes na campanha de 2014. Para a referida operação, Nabian disse ter entregue cerca de 12 milhões de Francos CFA a Sissoco para transporte de materiais para Bissau.

“A sua casa está ao lado da minha depois de tantos anos parado só agora está a concluir os trabalhos, porque ganhou a oportunidade de ser Primeiro-ministro. Eu farei esforço pessoal para terminar os trabalhos da minha obra. Acusou-me de conivência na venda de madeiras, mas não vou abordar agora esse assunto. Deixo que o povo faça juízo dos acontecimentos. Oportunamente, voltaremos a falar de muitas coisas que ainda continuam a ligar secretamente José Mário Vaz ao Umaro Sissoco Embaló, não será bom tanto para Sissoco como para JOMAV, se continuar a pôr em causa o meu nome com acusações que não correspondem à verdade”, avisa.

Nabian revelou ainda que Umaro Sissoco Embaló o terá aconselhado a matar, em 2014, o Ex-chefe de Estado Maior-General das Forças Armadas, António Indjai, para interromper o processo eleitoral de 2014, porque tinha informações que Nuno Nabiam seria derrotado nas urnas pelos seus adversários políticos.

De acordo com o líder de APU-PDGB, o plano seria executado, subornando um grupo de jovens para executar o ato. Nabian não descarta a possibilidade de Sisssoco estar fortemente ligado à rede de terroristas, porque, conforme disse, está a ser monitorado por organizações internacionais ligadas a essa matéria.

Nabian acusou novamente Umaro Sissoco Embaló de ter autoproclamado general depois de roubar patentes na Guiné-Bissau para facilitar o seu negócio ilícito.

“Foi emprestado farda para tirar foto, roubou patentes e desertou-se do país. É impossível que uma criança de 37 anos chegue tão rapidamente à categoria de General. Para chegar à patente de General só tem duas saídas ou pela sua valentia como antigo combatente ou pela academia militar. Em que academia militar passou Sissoco?”, questiona, acrescentando que o atual Chefe de Governo foi recrutado para cumprir serviço militar, não fez nada e desertou-se do país e foi parar na Europa. E um dia para outro regressa ao país é graduado logo General

Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário