quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

GUINEENSES DEBATEM CONTRIBUTO DOS COMBATENTES DA LIBERDADE DA PÁTRIA


Combatentes da Liberdade de Pátria. O Passado, o Presente e o Futuro na Pátria de Amílcar Cabral”, é o tema em debate, esta quarta-feira (20), num “Djumbai (colóquio) ” organizado pelo Instituto da Defesa Nacional

Na abertura do encontro, o Secretário-geral do ministério de Combatente da Liberdade da Pátria, Mário Martins, reconhece a dificuldade que os antigos combatentes da liberdade da pátria deparam.

Perante o sacrifício que os guerreiros pela libertação atravessam, Martins fala da intensão do ministério no sentido de aumentar pensão. Embora sem revelar o montante ele diz que é para serem dignificados.

O presidente do Instituto da Defesa Nacional, Augusto Mário Có, diz que o encontro visa interligar os jovens e a força da defesa nacional a fim de conhecerem melhor o contributo dos antigos combatentes na libertação do país ao jugo colonial.

Recorde-se que em Setembro deste ano o Presidente da Republica tinha recebido o relatório sobre a situação global dos antigos combatentes guineenses, que propõe a melhoria das suas condições de vida.

O relatório elaborado pela comissão criada a pedido do chefe do Estado, José Mário Vaz, que defende que é chegada à altura de fazer reflexão “profunda”, “séria” e “objectiva” sobre a situação dos que deram a vida pela libertação nacional.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Marcelino Iambi/radiosolmansi com Conosaba

Sem comentários:

Enviar um comentário