sábado, 16 de dezembro de 2017

ISABEL DOS SANTOS TRANSFERE MILHÕES HORAS ANTES DE CONTA SER CONGELADA

A Unitel reagiu após ser publicada a informação de que Isabel dos Santos transferiu centenas de milhões de euros, horas antes de uma conta ser congelada por um tribunal das Ilhas Virgens Britânicas

A empresária Isabel dos Santos terá transferido 238 milhões de euros sete horas antes de uma conta ser congelada por ordem de um tribunal das Ilhas Virgens Britânicas. A informação é avançada pelo jornal Público, que revela que os fundos foram transferidos pouco antes de, a pedido da Oi, o tribunal ter emitido uma ordem de congelamento de bens da Vidatel, sociedade controlada por Isabel dos Santos, entre os quais uma conta do Banco Português de Investimento.
Ainda segundo o periódico português, em 2015, a Oi (através da PT Ventures) apresentou um pedido urgente de congelamento dos bens da Vidatel - a empresa através da qual Isabel dos Santos controla 25% da empresa angolana de telecomunicações móveis Unitel - como medida cautelar enquanto aguarda a conclusão de um processo arbitral contra os parceiros angolanos na Unitel.
No processo, a PT Ventures reclama uma indemnização de cerca de 2800 milhões de euros por dividendos não pagos e outras mais-valias.
O valor está a ser reclamado pelos brasileiros num processo arbitral na Câmara de Comércio Internacional, em Paris. A primeira audiência do processo está agendada para fevereiro de 2018.
Unitel justifica falta de pagamento de dividendos com crise em Angola
Entretanto, a Unitel justificou a falta do pagamento de mais de 600 milhões de Euros de dividendos à PT Ventures com a crise em Angola, em particular na conversão de divisas.
“O pagamento dos dividendos ao exterior, por razões macroeconómicas de Angola, nomeadamente falta de divisas, não foi possível até à data, pois é necessária a sua conversão em dólares ou euros, para devida exportação”, pode ler-se num comunicado da empresa.
Conosaba/pt.euronews

Sem comentários:

Enviar um comentário