domingo, 17 de dezembro de 2017

JOMAV APRESENTA “ROTEIRO” PARA SAÍDA DA CRISE E PEDE REINTEGRAÇÃO DE MILITANTES EXPULSOS DO PAIGC

Nigéria - 52ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO
O Presidente da República, José Mário Vaz, apresentou esta noite, 16 de dezembro 2017, um roteiro para a saída da crise política-institucional na Guiné-Bissau, que será analisado e consequentemente aprovado pelos signatários do ‘Acordo de Conakry’. O referido documento apresentado pelo Chefe de Estado guineense, aos seus homólogos durante a Cimeira de Abuja, contém dez (10) pontos para a resolução da crise que assola a Guiné-Bissau há mais de dois anos.



Na sua chegada ao aeroporto internacional Osvaldo Vieira, José Mário Vaz, oriundo de Abuja (Nigéria), onde assistiu a 52° Cimeira dos Chefes de Estado e do Governo da Comunidade Económica dos Estados da Africa Ocidental (CEDEAO), leu à imprensa a proposta que denominou de “Roteiro” para a saída da crise política e parlamentar.


No documento, o Presidente evoca a incapacidade revelada pelos atores políticos em geral e pelos signatários do Acordo de Conakry em particular, em implementar as disposições constantes do referido acordo”.

Neste particular, disse ter proposto à Cimeira dos Chefes de Estado e do Governo a reintegração imediata e incondicional dos militantes, responsáveis e dirigentes do partido desde a base até aos órgãos nacionais, passando obrigatoriamente pela anulação das conferências, levantamento das sanções e expulsões.

No roteiro, na posse do Jornal O Democrata, Chefe de Estado guineense pediu ainda a reabertura imediata da plenária da Assembleia Nacional Popular, como também sugeriu a exoneração do atual Primeiro-Ministro, Umaro Sissoco Embaló, e o início de consultas com os partidos com assento parlamentar e o grupo dos “15” para a escolha consensual do novo Primeiro-ministro. Acrescenta, no entanto, que o consenso deve assentar-se no candidato que recolher o apoio das partes que lhe garantam uma maioria parlamentar a fim de assegurar uma estabilidade governativa.

José Mário Vaz pediu no documento a prorrogação do mandato da força de ECOMIB, até a realização das eleições gerais [presidenciais e legislativas] em 2019.

Eis na íntegra o “Roteiro” apresentado por José Mário Vaz aos seus homólogos:

Conosaba/Assana SambúOdemocrataGB












Sem comentários:

Enviar um comentário