quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

LIBÉRIA: GEORGE WEAH ELEITO NOVO PRESIDENTE


Monróvia- O senador e antigo jogador George Weah foi eleito hoje, quarta-feira, novo presidente da Libéria, e vai suceder no cargo Ellen Johnson Sirleaf, primeira mulher eleita chefe deEstado em África.

majorité accuse l'opposition d'user "des manoeuvres dilatoires pour retarder

la tenue des élections", a déclaré à l'AFP son porte-parole André-Alain

Atundu.

Promulguée mardi selon la télévision d'État, l'ordonnance

présidentielle portant réforme de la loi électorale n'est pas toujours

disponible au journal officiel de la RDC, un jour après, s'est étonné le député

Lutundula.

Au pouvoir depuis 2001, élu en 2006 et réélu en 2011, le

président Kabila a terminé son deuxième et dernier mandat constitutionnel le

20 décembre 2016.

Angop/Giz 

O anúncio oficial deve ser divulgado ainda hoje.

A contagem de votos a nível distrital aponta a vitória do senador da Libéria na disputa pela presidência do país, em segundo turno, contra o actual vice-presidente, Joseph Boakai.

A votação aconteceu terça-feira (26), e deu a Weah a vitória em 12 dos 15 distritos do país. Apesar disso, a media local apontou que a data após o Natal prejudicou as eleições que, segundo afirmam, teria tido baixo comparecimento dos eleitores, noticia a “Sputik do Brasil”, citando a Reuters.

Acusações de fraude nas eleições foram refutadas pelo presidente eleito, que se manifestou no Twitter reforçando a sua fé nos sistema eleitoral de seu país. 

?"Com os resultados que já saíram, o senador George Manneh Weah é o presidente eleito. Na nossa sala contagem de votos, temos mais de 70%", disse à Reuters Morluba Morlu, vice-gerente de campanha da Weah.

A Comissão Eleitoral Nacional (NEC) deverá anunciar os resultados preliminares oficiais ainda hoje (27).

George Weah candidatou-se pela Coligação por uma Mudança Democrática, e teve 38,4% dos votos ainda no primeiro turno. Já Joseph Boakai, candidato pelo Partido da Unidade, tinha conseguido 28,8%

Weah ficou conhecido como estrela do futebol mundial após jogar em equipas como Paris Saint-Germain França) e Milan (Itália). Até hoje, foi o único jogador africano a ser eleito melhor jogador do mundo pela FIFA, o que ocorreu em 1995.

Em 2015, ele se tornou senador da Libéria, anunciando a campanha à presidência ainda no ano passado.

Conosaba/angop

Sem comentários:

Enviar um comentário