sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

MARROCOS: AUTORIDADES REPATRIAM 235 CIDADÃOS BLOQUEADOS NA LÍBIA

Rabat - Marrocos evacuou 235 cidadãos que estavam bloqueados na Líbia, anunciou esta sexta-feira o ministério delegado encarregue dos Marrocos residentes no Estrangeiro, citado pela AFP.

Esses migrantes clandestinos marroquinos queriam deslocar-se para a Europa segundo os médias locais, estavam bloqueados em Zouara, uma aldeia no nordeste da Líbia, indicou o ministério num comunicado.

Um avião da companhia nacional Royal Air Marrocos, que os transportou da Líbia, aterrou esta sexta-feira a Casablanca, segundo as imagens difundidas pela imprensa local.

Os migrantes foram transferidos em seguida no autocarro para as suas cidades de origem, acrescenta o ministério marroquino.

Trata-se da segunda operação de repatriamento de marroquinos após uma realizada em Agosto deste ano que permitiu o regresso de 190 cidadãos bloqueados na Líbia.

Essa operação será “seguida de outras”, prometeu o ministério.

Dezenas de famílias de migrantes marroquinos desaparecidos ou regressados da Líbia tinham se manifestado em finais de Novembro em Rabat para pedir às autoridades o repatriar dos seus parentes, cujo número era estimado entre 200 e 700, segundo uma fonte governamental marroquina ouvida pela AFP.

Esta segunda operação acontece após o escândalo criado da difusão de imagens de mercado de escravos na Líbia, que tinham dado lugar a um acordo em finais de Novembro entre nove países europeus e africanos com vista a levar as “operações de evacuação de urgência”.

Em pleno caos desde a queda em 2011 do governo de Muammar Kadhafi, a Líbia é uma placa giratória do transição de migrantes africanos que procuram chegar a Europa.

Conosaba/angop

Sem comentários:

Enviar um comentário