terça-feira, 5 de dezembro de 2017

PARTIDOS DEMOCRÁTICOS NA GUINÉ-BISSAU AGENDAM MARCHA PARA 07 E 08 DEZEMBRO


Bissau 05 Dez 17 (ANG) – O Vice-coordenador do Colectivo dos Partidos Politicos Democraticos anunciou para os dias 7 e 8 proximos a marcha pacifica para exigir ao Chefe de Estado o cumprimento do Acordo de Conacri e a demissão do Primeiro-ministro.

Nuno Gomes Nabian que falava hoje em conferência de imprensa do Colectivo de 18 partidos informou terem solicitado ao Ministério do Interior autorizacâo, mas aquela instituição devolveu-lhes.

“Assim com ou sem autorização deste ministerio a marcha dos dias 07 e 08 vai ser mesmo uma realidade, manifestou o líder da APU-PDGB, integrante do colectivo”.

“Apelo aos cidadãos que lutam pelo respeito da constituição a saírem as ruas na quinta e sexta-feira próximas para manifestação, que queremos que continue ate que José Mario Vaz encontre solução para a crise que o próprio criou”.

Em relação a missão da CEDEAO que esteve este fim-de-semana no pais Idrissa Djalo líder do partido da Unidade Nacional (PUN), disse foi muito importante em termos de avaliação da implementação do Acordo de Conacri.

“O comunicado final desta missão representa um grande passo para a resolução da crise que o chefe de Estado e os seus colaboradores tem alimentado na Guiné-Bissau nos últimos anos “,frisou

Djalo disse que basicamente o comunicado disse entre outros que o Acordo de Conacri não está a ser cumprido, os três meses concedido ao Chefe de Estado para resolver a crise internamente terminaram a muito, que a liberdade de manifestar não deve ser negociada e ainda da necessidade da realização das legislativas na data prevista.

Em relação as eleições, o líder da União para a Mudança (UM) disse terem advertido a CEDEAO que não vão aceitar que este governo “ilegal e Inconstitucional” realize as próximas legislativas.

“Tem que ser o Executivo resultante do Acordo de Conacri a realizar as futuras eleições em 2018”, vincou Agnello Regala que pediu a comunidade Internacional para estarem atentos a todo o desenrolar do processo.

Conosaba/NG/MSC/JAM

Sem comentários:

Enviar um comentário