domingo, 7 de janeiro de 2018

«OPINIÃO» SOBRE ELEIÇÕES 2018: "ENTRE CNE DA GUINÉ-BISSAU E GTPE A QUEM FALTA A VERDADE?" - EDITOR DO BLOGUE CONOSABA DO PORTO

Editor do Blogue Conosaba do Porto, Pate Cabral Djob

"COMISSÃO ELEITORAL DA GUINÉ-BISSAU DIZ-SE PRONTA PARA REALIZAR AS LEGISLATIVAS EM MAIO" - CNE




Guineenses

O secretário-executivo da Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau, José Pedro Sambú, disse Agência Lusa no dia 3 de Janeiro de 2018, que a instituição "está tecnicamente preparada" para realizar as legislativas no mês de maio, se assim for a decisão do Presidente guineense.
O próprio José Pedro Sambú reuniu-se em audiência de trabalho com o chefe de Estado guineense, José Mário Vaz, para fazer o ponto de situação da preparação para as eleições, as quais dependem de uma data exata a ser marcada por decreto presidencial. 

No calendáio normal, as legislativas devem ter lugar este ano e as presidenciais no próximo. 

À saída da audiência com o chefe de Estado, o secretário-executivo da CNE disse aos jornalistas que demonstrou a José Mário Vaz que "tecnicamente é possível realizar eleições em 2018" e que o Presidente "foi recetivo". 

José Pedro Sambú acredita que José Mário Vaz "está a aguardar pela melhor altura" para anunciar a data da realização das legislativas 

Guineenses
Depois da declaração do secretário-executivo da Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau, José Pedro Sambú, passando dias, o  Director-geral do Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE) veio dizer a Agência Noticias da Guiné (ANG) que oitenta por cento dos materiais daquela instituição se encontram danificados devido a má conservação. 
Brum Sitna Namone que falava a saída da audiência com Chefe de Estado disse que o encontro serviu para apresentar ao chefe de Estado a lista das necessidades para o bom desenrolar do próximo processo eleitoral

No entanto, revelou que o seu serviço se encontra a digitalizar os trabalhos do Mapa Cartográfico e disse esperar que o recenseamento eleitoral possa ter inicio ainda no decurso deste mês para terminar em Março próximo.

O Director-geral do GTAPE disse que as declarações do secretário executivo da Comissão Nacional das Eleições, segundo as quais, a eleição legislativa podia ter lugar em Maio proximo, não correspondem com as condições reais da sua instituição.

Numa Instituição: dois departamentos  e os dois Directores em discordância total!


Afinal... há ou não condições para eleições legislativas em breve? Os Guineenses estão cansados e fartos de (ménher mènher) entre políticos da Guiné-Bissau. 

Sem comentários:

Enviar um comentário